Homepage


-
Ítalo Ferreira conquista o Onda do Bem por apenas 1 centésimo19 setembro 2020

- O atual campeão do mundo também venceu o concurso de aéreos, enquanto Silvana Lima foi a mais forte na contenda feminina.
-
O dia de ontem ficou marcado pelo regresso das provas da World Surf League (WSL) à América do Sul, mais concretamente ao Brasil, após um longo hiato provocado pela pandemia do novo coronavírus.
O evento especial Onda do Bem, que decorreu em Ubatuba no estado de São Paulo, deu continuidade às Countdown Series da WSL, que estão de servir de preparação para a temporada de 2021.
Neste evento, disputado na sua grande parte já de noite, estiveram em prova nomes de vulto do surf brasileiro, como são o caso de Ítalo Ferreira, Adriano de Souza ou Silvana Lima, top do Women's World Tour.
Para além dos surfistas profissionais, o Onda do Bem contou ainda com a presença de 10 celebridades brasileiros que possuem uma forte ligação ao surf.
Na prova individual masculina, o triunfo ficou nas mãos do atual campeão mundial Ítalo Ferreira, que começou 2020 tal como tinha terminado o ano de 2019, isto é, a vencer.
Ítalo que já não vestia uma licra de competição desde o passado mês de dezembro, quando conquistou o título mundial em Pipeline, venceu os três heats que disputou. No entanto, na final, apenas garantiu o triunfo por um magro centésimo de ponto face ao segundo classificado, Yago Dora.
Num heat final extremamente equilibrado, o surfista de 26 anos somou 13,64 pts contra os 13,63 pts do compatriota Yago Dora, também ele surfista do CT e que nesta final até registou a onda com melhor pontuação, 8,33 pts. Manobra no entanto insuficiente para levar de vencida Ítalo, que na parte final do heat virou a contenda a seu favor com uma onda de 6,67 pts.
No terceiro posto ficou Miguel Pupo, enquanto Jadson André foi quarto. Nota ainda para o facto de Adriano de Souza, que recentemente anunciou a sua retirada da competição no final da temporada de 2021, não ter ultrapassado as meias-finais.
Para além da vitória no evento principal, Ítalo Ferreira garantiu o triunfo no concurso de aéreos, enquanto Silvana Lima, que nunca havia surfado de noite, venceu a prova feminina, onde defrontou Karol Ribeiro, Julia Martins e ainda duas atletas que vêm do longboard, a jovem esperança Julia Santos e a campeoníssima Chloé Calmon.
Já na prova de equipas, que envolveu cinco equipas compostas por cinco surfistas (profissionais e amadores), a vitória ficou para o conjunto de Yago Dora, Adriano de Souza, Julia Duarte, Paulo Vilhena e Danni Suzuki.
Por último, a apresentadora televisiva Erica Prado e o ator Paulo Zulu venceram as provas individuais destinadas às celebridades.
Depois da passagem pelo Brasil, agora é tempo das Countdown Series da World Surf League rumarem ao Velho Continente, mais concretamente a França e a Portugal.
Tudo vai começar com a realização entre os dias 23 e 25 de setembro do French Rendez-Vous of Surfing. Segue-se o MEO Portugal Cup of Surfing entre 28 de setembro e 2 de outubro.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram