Homepage
- Em 2021, Portugal será o único país europeu a figurar no calendário da divisão máxima do surf mundial.
-
Depois de muitas semanas de espera e com rumores à mistura, a WSL anunciou hoje o cancelamento de todos as competições respetivas à temporada de 2020 ao mesmo tempo que apresentou o calendário para a próxima temporada das competições máximas do surf mundial, o World Championship Tour e o Women's World Tour.
Num rápido olhar para o calendário apresentado, destaque para o facto de a próxima temporada arrancar em dezembro de 2020, no Havai, para terminar um ano depois num evento único em local ainda a definir, através de um formato surf-off que decidirá os novos donos do surf mundial.
Entrando na análise às provas, vemos que o calendário é composto por 11 eventos, no qual falta um dos países europeus com mais tradição no surf e que por norma tem lugar cativo no calendário. Falamos da França que, surpreendentemente, saltou fora do calendário, o que deixa Portugal como o único país europeu que em 2021 vai receber um evento do Mundial de Surf.
Os beachbreaks tubulares de Hossegor e do sudoeste francês deixaram de figurar nos destinos a visitar pelo WCT e WWT, naquela é a que segunda vez que não haverá prova gaulesa no período ASP/WSL. A primeira vez havia sido em 2001. Aí a França fazia parte do calendário do Mundial, mas a segunda metade da temporada foi cancelada devido à tragédia do 11 de setembro.
Agora, num outro momento crítico da humanidade, por causo da pandemia de Covid-19, a França, que foi um dos países europeus mais castigado pela doença, volta a ficar de fora, mas, desta vez, por opção. Para encontrarmos uma outra ausência do país do hexágono, temos de recuar até bem longe no século passado, no caso 1982, estávamos então nos tempos do IPS World Circuit.
É um facto que a França foi afastada, pelo menos em 2021, da divisão máxima do surf mundial, mas os muitos aficionados gauleses não ficarão sem ver ao vivo o melhor surf do mundo.
Isto porque tal como Portugal e outros países, a França irá receber ainda em 2020 um evento especial da WSL, que fará parte da série 'The WSL Countdown'. O evento gaulês ocorrerá em setembro e muito provavelmente reunirá os melhores surfistas europeus que pontificam no WCT.
Além deste evento especial, temos de aguardar pela definição do calendário de 2021 dos circuitos de qualificação (Challenger Series e Qualifying Series) para perceber se a França irá constar da lista de países a visitar pelos atletas que ambicionam por um lugar no CT.
Olhando ainda para o calendário, vemos que em comparação com o definido para 2020, a esquerda indonésia de G-Land mantém o seu lugar no calendário em junho, enquanto os eventos de Peniche e do Surf Ranch são aqueles que mais mexidas sofreram no calendário.
A passagem por Supertubos deixa de ser em outubro e passa para fevereiro. Já a visita à piscina de ondas concebida por Kelly Slater foi também ela antecipada, passando de setembro para junho. Neste lote de antecipações, está também incluída a etapa de Saquarema, no Brasil, que passa de junho para maio.
Por último, realce para o facto de existir um hiato de três meses entre a conclusão do 10.º evento do calendário, no Taiti, e a etapa única que vai definir os campeões mundiais de 2021.
Calendário do campeonato de 2021 :
Todos os eventos e datas estão sujeitos a alterações devido às restrições aplicáveis à COVID-19, incluindo restrições globais de viagens
1) Shiseido Maui Pro, Honolua Bay, Maui, Havai: 25 de novembro a 5 de dezembro de 2020 (só mulheres)
Billabong Pipe Masters, Oahu, Havaí: 8 a 20 de dezembro de 2020 (só homens)
2) MEO Pro Peniche, Portugal: 18 a 28 de fevereiro de 2021
3) Snapper Rocks, Gold Coast, Austrália: 18 a 28 de março de 2021
4) Rip Curl Pro Bells Beach, Victoria, Austrália: 1 a 11 de abril de 2021
5) Margaret River, Austrália Ocidental, Austrália: 16 a 26 de abril de 2021
6) Oi Rio Pro Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil: 20 a 29 de maio de 2021
7) Surf Ranch, Lemoore, Califórnia, EUA: 10 a 13 de junho de 2021
8) Quiksilver Pro G-Land, Indonésia: 20 a 29 de junho de 2021
9) Supertubes, Jeffreys Bay, África do Sul: 7 a 19 de julho de 2021
10) Teahupo'o, Tahiti: 26 de agosto a 6 de setembro de 2021
11) WSL FINALS, local a definir: 8 a 16 de dezembro de 2021
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram