Homepage

  • Guilherme Fonseca a recuperar de lesão anseia pelo regresso
    13 março 2020
    arrow
  • O jovem surfista lesionou-se em sessão de free surf na Praia da Peralta, na Lourinhã. Está há mais de um mês sem treinar.
  • Após uma pausa sabática, sobretudo em termos internacionais, Guilherme Fonseca regressou em 2020 a todo o gás ao circuito mundia de qualificação da World Surf League.

    E não se pode dizer que a época tenha começa de forma negativa. Guilherme foi assinando bons desempenhos nos eventos em que participou, onde se destaca o 17º posto no Corona China Open.

    No entanto uma recente lesão veio atrapalhar o decurso da temporada do jovem surfista português. Em conversa com o MEO Beachcam, o irmão do atual campeão nacional open de bodyboard, Daniel Fonseca, explicou como tudo aconteceu.

    "Lesionei-me quando vim dos QS em Marrocos e nas Canárias. Tudo aconteceu numa sessão de free surf que fiz na Praia da Peralta, na Lourinhã. Caí numa onda e 'bati de chapa' com as costelas. Fiz várias roturas intercostais profundas e neste momento estou com uma grande inflamação na cartilagem. Já estou quase há um mês e 10 dias sem treinar", revelou Guilherme Fonseca.

    Um "duro golpe no aspecto psicológico" em pleno "melhor momento da carreira", pois Guilherme estava a sentir o seu surf melhor do que nunca, fruto de dois anos de muitas horas em cima da prancha por este mundo fora.

    Ainda sem poder treinar, Gui encara a "situação dia a dia" para ver quando pode finalmente regressar à água. 

    Apesar do momento difícil, Fonseca mostra compreensão perante o sucedido. "É preciso ter calma. Estava a habituado a treinar o dia todo e parar assim de um momento para o outro, quando estava a fazer eventos QS e no melhor momento da carreira, não é fácil. No entanto as lesões fazem parte do percurso de um surfista. É muito ingénuo pensar o contrário", considera. 

    "Por outro lado, este tem sido um bom período porque é nestas alturas que se faz uma reflexão sobre muitas coisas. Assim quando regressar vou estar mais forte e grato por aquilo que é a minha ocupação", entende o surfista de 23 anos. 

    A recuperação está a ser feita com "muito repouso em casa", local onde Guilherme Fonseca já traçou os próximos eventos no qual vai participar, isto claro se a pandemia do novo coronavírus deixar.

    "Nos meus planos está a participação no Pro Santa Cruz, depois sigo para os QS no Chile (Arica e Iquique). A seguir viajarei para a Indonésia, onde farei os eventos de Nias e Krui. Quanto à Liga MEO Surf quero participar nas etapas, mas apenas se estiver em Portugal. Por exemplo, se não tivesse sido adiada, ia participar na etapa da Ericeira", concluiu o português. 

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram