Homepage


-
Terça-feira é dia de Nazaré Tow Surfing Challenge09 fevereiro 2020

- Esta nova etapa especial de tow-in, no Canhão da Nazaré, constitui-se como uma nítida caça ao recorde do Guinness da maior onda surfada.
-
Terça-feira é dia de Nazaré Tow Surfing Challenge. A WSL deu luz verde para a realização da edição inaugural deste novo evento que vai decorrer nas ondas gigantes da Praia do Norte. Um call que foi dado este domingo na sequência da chegada de um swell que promete oferecer ondas na casa dos 20 metros.
Este novo evento de tow-in na Nazaré nasce da reformulação por parte da WSL do calendário do Mundial de Ondas Grandes, que esta temporada deixou de ser um circuito para passar a ter apenas uma etapa única, que ocorreu em novembro último na temida onda de Jaws, no Havai.
Já esta nova etapa especial de tow-in, no Canhão da Nazaré, constitui-se como uma nítida caça ao recorde do Guinness da maior onda surfada e com honras de transmissão para todo o mundo.
Para tal, o Nazaré Tow Surfing Challenge conta com um formato totalmente inovador em comparação com as outras provas de surf que conhecemos. Desde logo, será a primeira competição da WSL realizada por equipas e igualmente a primeira vez que atletas do género masculino e feminino vão competir em conjunto.
Os 19 big riders convidados (17 homens e 2 senhoras) a entrar no mar da Praia do Norte vão fazê-lo por duplas, perfazendo um total de 10 formações. Nove conjuntos serão compostos por dois surfistas, que vão alternando entre o surf e a pilotagem da moto de água. A excepção é a equipa que contém apenas a francesa Justine Dupont, já que o seu parceiro Fred David apenas estará aos comandos do jet ski.
Da lista de concorrentes constam nomes bem conhecidos do surf de ondas grandes como são o caso dos recordistas mundiais, Rodrigo Koxa e Maya Gabeira, bem como Kai Lenny, Grant Baker ou Lucas Chianca. Em termos de portugueses serão quatros os surfistas em ação: João de Macedo, que substitui António Silva, Nic von Rupp, Hugo Vau e Alex Botelho, sendo que os últimos dois dão forma a uma equipa 100% lusitana (Team Portugal).
No total serão realizados quatro heats que terão, cada um, uma hora de duração. Por cada bateria competem cinco equipas, sendo que não existe sistema de eliminação.
No final dos quatro heats, serão distribuídos prémios para a 'melhor onda surfada por um big rider masculino', 'melhor onda surfada por uma big rider feminina, 'maior compromisso' e por fim a distinção mais importante, aquela que irá para a formação vencedora.
Após concluída a ação dentro de água e numa iniciativa totalmente inovadora, serão os próprios surfistas, em conjunto com o painel de juízes, a decidirem por voto quem serão os vencedores desses prémios.
Equipas em prova:
Team World: Sebastian Steudtner (DEU) & Maya Gabeira (BRA)
Team Brazil: Rodrigo Koxa (BRA) & Pedro Scooby (BRA)
Team Great Britain: Andrew Cotton (GBR) & Tom Butler (GBR)
Team Australia: Ross Clarke-Jones (AUS) & Mick Corbett (AUS)
Team Portugal: Alex Botelho (PRT) & Hugo Vau (PRT)
Team Young Bulls: Lucas Chianca (BRA) & Kai Lenny (HAW)
Team Europe: Nic von Rupp (PRT) & Francisco Porcella (ITA)
Team France: Benjamin Sanchis (FRA) & Eric Rebiere (FRA)
Team Atlantic: Grant Baker (ZAF) & João de Macedo (PRT)
Team Justine: Justine Dupont (FRA) /Fred David (FRA/apenas condutor)Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram