Homepage

  • Está a chegar! Nazaré Tow Surfing Challenge acontecerá para a semana!
    07 fevereiro 2020
    arrow
  • A organização do campeonato colocou hoje o evento em alerta amarelo. No domingo deverá ser dada a tão desejada luz verde para a entrada em cena na terça-feira.
  • Depois de uma longa espera, está para muito breve a estreia do tão aguardado Nazaré Tow Surfing Challenge presented by Jogos Santa Casa.

    Com um grande swell a caminho, que promete oferecer ondas na casa dos 20 metros, a World Surf League (WSL) decidiu hoje colocar o evento português em alerta amarelo.

    No caso das previsões continuarem tal como estão, será dada luz verde no domingo, dia 9 de fevereiro. Isto é, 48 horas antes da colocação do campeonato dentro de água, o que deverá acontecer na próxima terça-feira, dia 11 de fevereiro. A prova tem um período de espera que prolonga-se até ao dia 31 de março.

    Este novo evento de tow-in na Nazaré nasce da reformulação por parte da WSL do calendário do Mundial de Ondas Grandes, que esta temporada deixou de ser um circuito para passar a ter apenas uma etapa única, que ocorreu em novembro último na temida onda de Jaws, no Havai. 

    Já esta nova etapa especial de tow-in, no Canhão da Nazaré, constitui-se como uma nítida caça ao recorde do Guinness da maior onda surfada e com honras de transmissão para todo o mundo. 

    Para tal, o Nazaré Tow Surfing Challenge conta com um formato totalmente inovador em comparação com as outras provas de surf que conhecemos. Desde logo, será a primeira competição da WSL realizada por equipas e igualmente a primeira vez que atletas do género masculino e feminino vão competir em conjunto.

    Os 19 big riders convidados (17 homens e 2 senhoras) a entrar no mar da Praia do Norte vão fazê-lo por duplas, perfazendo um total de 10 formações. Nove conjuntos serão compostos por dois surfistas, que vão alternando entre o surf e a pilotagem da moto de água. A excepção é a equipa que contém apenas a francesa Justine Dupont, já que o seu parceiro Fred David apenas estará aos comandos do jet ski.

    Da lista de concorrentes constam nomes bem conhecidos do surf de ondas grandes como são o caso dos recordistas mundiais, Rodrigo Koxa e Maya Gabeira, bem como Kai Lenny, Grant Baker ou Lucas Chianca. Em termos de portugueses serão quatros os surfistas em ação: António Silva, Nic von Rupp, Hugo Vau e Alex Botelho, sendo que os últimos dois dão forma a uma equipa 100% lusitana (Team Portugal).

    No total serão realizados quatro heats que terão, cada um, uma hora de duração. Por cada bateria competem cinco equipas, sendo que não existe sistema de eliminação.

    No final dos quatro heats, serão distribuídos prémios para a 'melhor onda surfada por um big rider masculino', 'melhor onda surfada por uma big rider feminina, 'maior compromisso' e por fim a distinção mais importante, aquela que irá para a formação vencedora.

    Após concluída a ação dentro de água e numa iniciativa totalmente inovadora, serão os próprios surfistas, em conjunto com o painel de juízes, a decidirem por voto quem serão os vencedores desses prémios. 

    Equipas em prova:

    Team World - Sebastian Steudtner & Maya Gabeira
    Team Great Britain - Andrew Cotton & Tom Butler
    Team Brazil - Rodrigo Koxa & Pedro Scooby
    Team Australia - Ross Clarke-Jones & Mick Corbett
    Team Young Bulls - Lucas Chianca & Kai Lenny
    Team Portugal - Hugo Vau & Alex Botelho
    Team Europe - Nic von Rupp & Francisco Porcella
    Team France - Benjamin Sanchis & Eric Rebiere
    Team Atlantic - Grant Baker & António Silva
    Team Justine - Justine Dupont/Fred David (este apenas na pilotagem do jet ski)

     

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram