Homepage

  • Kikas termina o ano como campeão do WQS
    02 dezembro 2019
    arrow
  • Esta é a primeira vez que um português consegue tal feito.
  • Frederico Morais fez esta terça-feira (mais) história para o surf nacional. Mesmo sem ter entrado na água durante o dia final do QS10000 de Sunset Beach, Kikas garantiu o triunfo no circuito WQS 2019, sendo já garantido que terminará o ano na liderança do ranking do circuito mundial de qualificação.

    Esta é a primeira vez que um português consegue tal feito. Frederico garantiu esta conquista após as eliminações de Jadson Andre e Connor O’Leary na ronda 4 em Sunset Beach e da derrota do sul-africano Matthew McGillivray nos quartos-de-final. Com 26400 pontos acumulados ao longo do ano, Frederico sucede, assim, ao japonês Kanoa Igarashi no topo do WQS.   

    Para este sucesso contribui muito o triunfo alcançado na semana passada no QS10000 de Haleiwa, no Havai, que também ajudou a garantir o regresso do surfista de Cascais à elite mundial. Mas Kikas também venceu o QS6000 dos Açores e o QS3000 de Santa Cruz, numa temporada recheada de êxitos. Os outros dois resultados que ajudam a esta soma foram os 9.ºs lugares alcançados no QS10000 de Pantín e Ericeira.

    A juntar a isto, Frederico garantiu ainda uma histórica vaga para Portugal nos Jogos Olímpicos de Tóquio’2020, com a probabilidade altíssima dessa vaga lhe vir a pertencer. Um ano em cheio para o surf nacional, que pode terminar ainda com o triunfo na Triple Crown havaiana, dependendo do desempenho que obtiver no Pipe Masters, a etapa final do WCT 2019, onde já está garantido.

    Nestas contas, Kikas acabou por sair prejudicado com a eliminação precoce em Sunset, mas dos surfistas que chegaram à final em Haleiwa, apenas Ethan Ewing, que pode não ter vaga para Pipe, ainda está em prova. E as eliminações de Kelly Slater, Michel Bourez e Wade Carmichael antes da rondas finais também muito ajudaram as esperanças do surfista português.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram