Homepage

  • Medina e Carissa afirmam-se no dia inaugural do MEO Rip Curl Pro Portugal
    17 outubro 2019
    arrow
  • Frederico Morais e Miguel Blanco já conhecem adversários na ronda de repescagem.
  • O arranque do MEO Rip Curl Pro Portugal foi marcado por condições difíceis, mas nem por isso os líderes mundiais deixaram de dar nas vistas em Supertubos, mostrando estar em Peniche com determinação para garantirem já, de forma antecipada, os títulos mundiais. Gabriel Medina e Carissa Moore foram os destaques do dia na etapa portuguesa, conseguindo ambos os melhores scores da prova masculina e feminina, respetivamente.

    Apesar das ondas estarem longe da perfeição a que Supertubos já habituou – e que deverá ser vista já esta sexta-feira -, assistiu-se a um dia longo de competição, com a realização completa da ronda inaugural masculina e feminina. Ao longo de 18 heats os favoritos confirmaram esse mesmo estatuto, salvo rara exceção, como o australiano Owen Wright, com o português VascO Ribeiro a também dar nas vistas, graças à qualificação direta para a 3.ª ronda.

    A par de Medina, que somou 14,67 pontos numa bateria em que o campeão nacional Miguel Blanco caiu para a repescagem, também os outros candidatos ao título conseguiram cumprir com as expectativas, embora com menos brilhantismo que o campeão mundial em título. Toledo, que venceu o heat de Vasco, Jordy Smith e Italo Ferreira, que ajudou a atirar Frederico Morais para a repescagem, também seguiram direto para a 3.ª ronda, mantendo-se na luta pela liderança do ranking.

    Entre os nomes mais sonantes em prova, destaque ainda para o triunfo de Julian Wilson, no heat 9, e também para a qualificação de Kelly Slater para a 3.ª ronda. O 11 vezes campeão mundial esteve em ação no último heat da ronda, somando 11 pontos e ficando atrás do brasileiro Michael Rodrigues, mas à frente do francês Michel Bourez.

    Além de Owen Wright, o havaiano Seth Moniz e o australiano Ryan Callinan foram os outros cabeças-de-série relegados para a repescagem. E tanto Wright como Callinan vão ter portugueses pela frente nessa ronda de tudo ou nada. No heat 1 Owen Wright vai enfrentar o neozelandês Ricardo Christie e Miguel Blanco. Já Ryan Callinan vai estar no heat 2, com o brasileiro Jesse Mendes e o grande amigo Kikas.

    Apenas o último surfista de cada um dos quatro heats desta ronda fica pelo caminho, com os restantes a juntarem-se à 3.ª ronda (16 avos-de-final). Quem vai ficar a descansar na repescagem é Vasco Ribeiro, que espera ainda para conhecer o adversário. No entanto, a equação é simples, uma vez que já sabe que irá enfrentar o número um ou o número 2 mundial.

    Se Blanco conseguir chegar à 3.ª ronda vai medir novamente forças com Gabriel Medina, enquanto Vasco volta a encontrar-se com Toledo. Caso contrário, será Vasco Ribeiro a enfrentar Medina na próxima fase. Já Frederico Morais tem apenas a garantia que se passar à próxima fase não vai defrontar Gabriel Medina. No entanto, também sabe que não irá escapar ao top 4 mundial – se Blanco e Crosby Colapinto passarem enfrenta outra vez Italo; se só passar um deles defronta Jordy Smith; se nenhum avançar vai contra Toledo.

    Já na prova feminina Carissa Moore entrou a todos o gás, conseguindo vencer o heat 3, com uma pontuação de 14 pontos, após uma performance semelhante à de Medina. A havaiana avançou, assim, facilmente rumo à 3.ª ronda. O mesmo fizeram as outras top seeds, com exceção de Lakey Peterson, a número 2 mundial e grande rival de Carissa na luta pelo título mundial, que foi superada pelas australianas Macy Callaghan e Nikki van Dijk no heat

    Agora, na repescagem, Peterson vai entrar no heat 1 a australiana Keely Andrew e a wildcard Alana Blanchard. Na outra bateria defrontam-se a havaiana Malia Manuel, a brasileira Tatiana Weston-Webb e a neozelandesa Paige Hareb. Apenas duas surfistas ficam pelo caminho, sendo que a outras avançam para os oitavos-de-final. Se a norte-americana for uma das eliminadas, Carissa fica praticamente com uma mão no título mundial.

    Depois de um arranque surpreendente em condições difíceis e onde o vento complicou bastante a vida aos surfistas, esta sexta-feira são esperados condições boas e, provavelmente, tubos a animar o dia. O call está marcado para as 8 horas e os portugueses estarão em ação logo pela manhã, com exceção de Vasco Ribeiro, que competirá mais tarde, num dos heats já com bastantes implicações para as contas do título mundial.

    MEO Rip Curl Pro Portugal Men’s Elimination Round 2 Matchups:
    HEAT 1: Owen Wright (AUS) vs. Ricardo Christie (NZL) vs. Miguel Blanco (PRT)
    HEAT 2: Seth Moniz (HAW) vs. Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Crosby Colapinto (USA)
    HEAT 3: Ryan Callinan (AUS) vs. Jesse Mendes (BRA) vs. Frederico Morais (PRT)
    HEAT 4: Michel Bourez (FRA) vs. Ezekiel Lau (HAW) vs. Soli Bailey (AUS)

    MEO Rip Curl Pro Portugal Women’s Elimination Round 2 Matchups:
    HEAT 1: Lakey Peterson (USA) vs. Keely Andrew (AUS) vs. Alana Blanchard (HAW)
    HEAT 2: Malia Manuel (HAW) vs. Tatiana Weston-Webb (BRA) vs. Paige Hareb (NZL)

    MEO Rip Curl Pro Portugal Men’s Seeding Round 1 Results:
    HEAT 1: Willian Cardoso (BRA) 10.60 DEF. Kanoa Igarashi (JPN) 8.83, Ricardo Christie (NZL) 5.50
    HEAT 2: Griffin Colapinto (USA) 10.96 DEF. Kolohe Andino (USA) 9.20, Soli Bailey (AUS) 7.74
    HEAT 3: Yago Dora (BRA) 13.56 DEF. Italo Ferreira (BRA) 12.37, Frederico Morais (PRT) 8.37
    HEAT 4: Caio Ibelli (BRA) 10.84 DEF. Jordy Smith (ZAF) 8.30, Crosby Colapinto (USA) 5.17
    HEAT 5: Filipe Toledo (BRA) 11.70 DEF. Vasco Ribeiro (PRT) 9.56, Ezekiel Lau (HAW) 9.33
    HEAT 6: Gabriel Medina (BRA) 14.67 DEF. Joan Duru (FRA) 8.60, Miguel Blanco (PRT) 6.80
    HEAT 7: Jack Freestone (AUS) 10.30 DEF. Jadson Andre (BRA) 9.53, Owen Wright (AUS) 8.73
    HEAT 8: Deivid Silva (BRA) 11.34 DEF. Jeremy Flores (FRA) 9.16, Leonardo Fioravanti (ITA) 6.43
    HEAT 9: Julian Wilson (AUS) 12.66 DEF. Conner Coffin (USA) 10.97, Jesse Mendes (BRA) 7.33
    HEAT 10: Peterson Crisanto (BRA) 11.04 DEF. Adrian Buchan (AUS) 8.77, Seth Moniz (HAW) 5.47
    HEAT 11: Sebastian Zietz (HAW) 11.50 DEF. Wade Carmichael (AUS) 10.13, Ryan Callinan (AUS) 6.76
    HEAT 12: Michael Rodrigues (BRA) 12.27 DEF. Kelly Slater (USA) 11.00, Michel Bourez (FRA) 8.06

    MEO Rip Curl Pro Portugal Women’s Seeding Round 1 Results:
    HEAT 1: Sally Fitzgibbons (AUS) 9.94 DEF. Brisa Hennessy (CRI) 9.20, Paige Hareb (NZL) 7.90
    HEAT 2: Macy Callaghan (AUS) 12.60 DEF. Nikki Van Dijk (AUS) 10.33, Lakey Peterson (USA) 10.26
    HEAT 3: Carissa Moore (HAW) 14.00 DEF. Silvana Lima (BRA) 9.00, Alana Blanchard (HAW) 7.37
    HEAT 4: Caroline Marks (USA) 11.64 DEF. Johanne Defay (FRA) 10.27, Keely Andrew (AUS) 5.10
    HEAT 5: Courtney Conlogue (USA) 11.90 DEF. Bronte Macaulay (AUS) 11.10, Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.07
    HEAT 6: Coco Ho (HAW) 8.36 DEF. Stephanie Gilmore (AUS) 7.50, Malia Manuel (HAW) 7.03

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram