Homepage


-
Dupla portuguesa junta-se à elite mundial em Sunset Beach28 outubro 2019

- Kikas até pode chegar a Sunset já com a qualificação garantida, uma vez que se o português avançar duas rondas em Haleiwa fica praticamente garantido no WCT para o próximo ano.
-
A temporada aproxima-se a passos largos do final e as decisões do WQS estão aí à porta, com a nata do top 100 mundial a caminho do Havai para as etapas que vão decidir a qualificação para o WCT 2020. E Portugal vai estar representado por dois surfistas, tanto no QS10000 de Haleiwa, como no QS10000 de Sunset Beach, que se disputa de 25 de novembro a 7 de dezembro. Frederico Morais e Vasco Ribeiro são os surfistas que vão tentar levar a bandeira nacional o mais longe possível.
A entrada de ambos em Haleiwa já tinha sido confirmada, mas, agora, ambos também viram carimbada a entrada direta em Sunset Beach, num campeonato muito mais concorrido que o primeiro. Além dos dois portugueses, serão muitos os tops mundiais inscritos, com destaque para nomes como Gabriel Medina, Jordy Smith ou John John Florence.
Ao todo, estão 26 surfistas do WCT inscritos em Sunset Beach, ficando apenas 8 de fora em relação a todo o top 34 mundial. Isto fez com que as vagas para o WQS fossem ainda menos, com a lista a fechar no 75.º do ranking. Vasco Ribeiro, que surge no 67.º posto à data das inscrições, garantiu a presença por pouco.
Em relação a Haleiwa, há mais quatro surfistas da elite mundial inscritos, o que faz com que Frederico Morais esteja apenas com a 30.ª posição do seeding, ou seja, com a entrada direta para a 3.ª ronda em risco. Kikas precisa que existam ainda duas desistências entre os tops mundiais de forma a avançar para a 3.ª ronda.
Resta lembrar que Kikas até pode chegar a Sunset já com a qualificação garantida, uma vez que, segundo os requisitos da WSL, se o português avançar duas rondas em Haleiwa fica praticamente garantido no WCT para o próximo ano. Já Vasco precisa de um resultado bem forte no primeiro campeonato, para poder depois sonhar com a qualificação no segundo.
Entretanto, esta segunda-feira arranca oficialmente a temporada havaiana do final do ano, com o QS3000 de Sunset Beach. Apesar de estar inicialmente inscrito para esta prova, Frederico acabou por cancelar a presença. Quem também estava inscrito era Luís Perloiro. Apesar de estar entre os alternates, com as desistências que já houve o jovem português conseguiria entrada, mas acabou por optar por terminar a temporada no QS3000 de Taiwan.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram