Homepage

  • WSL oficializa primeiros três surfistas para Tóquio’2020
    08 outubro 2019
    arrow
  • A francesa Johanne Defay e o japonês Kanoa Igarashi podem ser os próximos, com Portugal a poder ser palco dessas confirmações.
  • Apesar de a lista final só ser anunciada após o Mundial ISA do próximo ano, a verdade é que já começam a cair as primeiras confirmações para a estreia do surf nos Jogos Olímpicos. Isto porque alguns surfistas já começam a ficar matematicamente garantidos pelo ranking do WCT e a WSL anunciou esta segunda-feira os três primeiros nomes a já terem garantida a presença em Tóquio’2020.

    Dessa forma, o sul-africano Jordy Smith é o primeiro surfista a carimbar uma das 20 vagas disponíveis para a prova nipónica. Isto porque os quatro surfistas que garantiram vagas no Mundial ISA deste ano, apenas garantiram vaga para o país e reservaram a vaga em termos individuais, não a tendo ainda 100 por cento garantida, como é o caso de Frederico Morais.

    O facto de ser o único sul-africano no Tour e de estar atualmente no 3.º posto do ranking mundial, faz com que Jordy já tenha garantida uma das 10 vagas diretas pelo WCT, uma vez que matematicamente já não poderá ficar fora deste top 10. Para já, individualmente é o único a tê-lo feito, pese embora já se comece a perceber os países que conseguirão as vagas para Tóquio.

    Do lado feminino são duas as surfistas que já estão garantida, com as australianas Sally Fitzgibbons e Stephanie Gilmore a serem as primeiras a conseguiram tal feito. Apesar de haver mais surfistas aussies no WWT, a distância destas duas surfistas para a restante concorrência é tanta que já estão matematicamente qualificadas.

    À medida que o WCT vai se aproximando do final é provável que vão surgindo mais nomes certos em Tóquio. A francesa Johanne Defay e o japonês Kanoa Igarashi podem ser os próximos, com Portugal a poder ser palco dessas confirmações. Resta depois a competição interna entre os países mais fortes, como o Brasil, Estados Unidos e Austrália - nos homens, que já sabem que terão duas vagas cada, faltando apenas saber quem os vai representar.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram