Homepage

  • Kikas: “Não escondo que vencer em Peniche é um objetivo”
    15 outubro 2019
    arrow
  • Depois de um ano em que venceu já duas provas em Portugal, primeiro o QS3000 de Santa Cruz e depois o QS6000 dos Açores, conseguirá mais um feito para o surf nacional?
  • O MEO Rip Curl Pro Portugal vai ser a sexta etapa em que Frederico Morais compete no WCT 2019 e será, igualmente, a sexta vez que enfrenta os melhores surfistas do Mundo em Supertubos. Para o surfista português, este ano será uma prova diferente, não só porque entra como “substituto”, mas também porque já está sem ambições neste ranking do WCT, o que lhe retira a pressão.

    Kikas está em boa posição para atacar a qualificação para o WCT 2020, mas no circuito WQS. Dessa forma, chega a Peniche descontraído e sem nada a perder. Depois de um ano em que venceu já duas provas em Portugal, primeiro o QS3000 de Santa Cruz e depois o QS6000 dos Açores, o surfista de Cascais não esconde o desejo de também tentar o triunfo em Supertubos, que, a acontecer, seria o maior resultado da história do surf nacional.

    “Este ano já venci por duas vezes em Portugal. Foram dois triunfos super especiais. Ganhar é ótimo, mas vencer em casa é bem melhor. Em termos de pontos este campeonato, a nível pessoal, não define nada. É um campeonato onde posso estar mais relaxado e tranquilo. Apesar dessa situação estou com uma grande vontade de dar uma alegria aos portugueses”, começou por dizer Frederico em conferência de imprensa, antes de responder em exclusivo a algumas perguntas ao Beachcam.

    Beachcam - Já estás com a cabeça mais no Havai e no WQS do que em Portugal ou partes com o objetivo de fazer algo neste campeonato?

    Frederico Morais - Gosto de pensar numa coisa de cada vez. Claro que o Havai é o meu foco, mas neste momento estou em Peniche e vou aproveitar para fazer o campeonato. É uma oportunidade única. Competir em Peniche sempre foi muito especial para mim e já marco presença na prova há alguns anos.

    B – Gostavas de fazer algo como o Jeremy Flores acabou de fazer em França, em frente ao “seu” público?

    FM - É verdade que o Jeremy alcançou um feito histórico. Nem imagino qual deve ser o sentimento de vencer em casa um evento do World Championship Tour. Já sei o que é vencer uma prova internacional em Portugal, mas não em Peniche. Falta disputar todo um campeonato, mas não posso esconder que vencer em Peniche é um sonho e um objetivo, como é óbvio.

    B - Disseste que estás mais tranquilo e relaxado para este campeonato. Achas que isso pode retirar um pouco da habitual pressão de competir no país natal?

    FM - Tira-me a pressão porque em termos de carreira e ranking não tenho nada a perder na atual época do WCT. Dessa forma consigo estar relaxado e abstrair-me de mais coisas. Contudo, não deixa de haver pressão. Quero sempre fazer um bom surf, passar baterias e ter grandes objetivos em mente. Em termos de resultados, é verdade que consigo estar mais abstraído. Por vezes não surfar com tanta tensão e nervosismo permite abordar o mar de uma outra forma.

    B - Achas que o facto de seres conhecido como um giant killer entre os teus pares faz com que sejas um surfista temido, em especial pelos que estão a lutar pelo título?

    FM - Todos os surfistas que entram no WCT, seja a tempo inteiro ou wildcards, são temidos. Isto porque tudo pode acontecer seja em caso de derrota ou vitória. Não interessa se estamos perante o último ou o primeiro do ranking mundial. Tenho a certeza de que nas baterias cada surfista defrontará o rival para vencer. Ninguém entra na água com o sentimento adquirido que já está tudo ganho. Essa é uma pergunta difícil, mas acho que hoje em dia tenho de respeitar muito o adversário que vou defrontar e esquecer os nomes porque isso às vezes não quer dizer nada.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram