Homepage

  • Portugueses não resistem ao dia inaugural na Ericeira
    24 setembro 2019
    arrow
  • Desta forma, Kikas é agora a esperança nacional para chegar às rondas mais avançadas deste EDP Billabong Ericeira Pro.
  • Arrancou esta terça-feira o EDP Billabong Ericeira Pro, etapa QS10000 que até domingo traz até Ribeira d’Ilhas a nata do top 100 mundial. E não começou da melhor forma a prestação portuguesa em Ribeira d’Ilhas, com três eliminações já no dia inaugural por parte dos três portugueses que já estiveram em prova.

    Henrique Pyrrait, Vasco Ribeiro e Tomás Fernandes foram, assim, eliminados de primeira, deixando a representação nacional entregue apenas a Frederico Morais, que não chegou a entrar na água. Em condições exigentes, sobretudo devido à ação do vento, os dois wildcards locais e o tetracampeão nacional não conseguiram evitar as eliminações precoces.

    Tudo começou no heat inaugural do campeonato, com a eliminação do local Henrique Pyrrait. “Neco” somou apenas 5,40 pontos, num heat que foi dominado pelos australianos Ethan Ewing (11,27) e Morgan Cibilic (10,93), com o norte-americano Crosby Colapinto (8,33) a também ficar pelo caminho.

    Os outros portugueses entraram diretamente para a 2.ª ronda. No heat 4 Vasco Ribeiro acabou por hipotecar as hipóteses de se chegar aos lugares da frente do ranking WQS, antes da ida do circuito para o Havai, depois de ter terminado no 3.º posto, com 10,93 pontos. O surfista português ficou à frente do brasileiro e top do WCT Michael Rodrigues (10,53), mas foi batido pelo brasileiro Krystian Kymerson (13,17) e pelo australiano Cooper Chapman (12,70).

    Dois heats volvidos foi a vez do local Tomás Fernandes entrar em cena, não escapando à última posição do heat 6, com um score total de 7,20. A bateria foi vencida pelo brasileiro Miguel Pupo (15,53), com o francês Gatien Delahaye (14,06) a também seguir em frente e o basco Aritz Aranburu (10,17) a acompanhar o português no adeus à prova ericeirense.

    Desta forma, Kikas é agora a esperança nacional para chegar às rondas mais avançadas deste EDP Billabong Ericeira Pro. Frederico deverá competir esta quarta-feira, dia em que se espera que o mar suba. Pela frente, no heat 14, o surfista de Cascais irá ter os australianos Connor O’Leary e Nicholas Squiers e ainda o norte-americano Eithan Osborne.

    Entre os destaques do dia estiveram nomes como Ethan Ewing, que acabou por avançar ainda mais uma ronda, o brasileiro Matheus Navarro, que fez um score de 14,24 pontos na ronda inaugural, ou Miguel Pupo, que conseguiu o melhor score do dia, com 15,53 pontos, na bateria já mencionada. Pupo que chegou à Ericeira com a garantia que já tem a qualificação assegurada para o WCT 2020.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram