Homepage

  • Mafalda Lopes campeã europeia de juniores da WSL
    15 setembro 2019
    arrow
  • Imune à pressão do título, Mafalda conseguiu avançar de forma bem perentória até às meias-finais e este domingo vai discutir o triunfo na prova açoriana.
  • Embora ainda não tenha sido oficializado pela WSL, que comunicou que a surfista portuguesa ainda precisa de avançar mais um heat, a verdade é que Mafalda Lopes já assegurou matematicamente o título europeu júnior, durante o segundo dia do Ribeira Grande Júnior Pro, a última etapa do Pro Junior Europeu, que se disputa em São Miguel, nos Açores.

    Mafalda chegou aos Açores na liderança do ranking, depois de já ter vencido uma etapa, em França. E a portuguesa tinha apenas duas rivais na luta pelo título, a britânica Ellie Turner e a francesa Juliette Lacome. Ambas tinham de chegar às finais e esperar que a portuguesa perdesse cedo para poderem superá-la no ranking.

    Contudo, nem foi preciso esperar pelo dia final para as contas ficarem resolvidas, uma vez que Turner foi eliminada na 2.ª ronda e Lacome acabou por perder nos quartos-de-final, ao final do dia de sábado. Com essa derrota, o título ficou matematicamente entregue a Mafalda Lopes, ficando apenas a dúvida em relação a situação comunicada pela WSL.

    Imune à pressão do título, Mafalda conseguiu avançar de forma bem perentória até às meias-finais e este domingo vai discutir o triunfo na prova açoriana. Nas meias-finais enfrenta a canária Lucia Machado, sendo que na outra meia-final estão a canária Julia Gonzalez e a basca Janire Etxabarri, responsável por eliminar a rival francesa de Mafalda Lopes.  

    Mafalda Lopes consegue assim despedir-se do escalão júnior com o título europeu, garantindo ainda a vaga para o Mundial da categoria, que se realiza no final da temporada. Mafalda repetiu um êxito alcançado por Teresa Bonvalot em 2016 e 2017.

    Na prova feminina destaque ainda para o 5.º posto final de Kika Veselko, apenas travada por Lucia Machado nos quartos-de-final. Outro resultado forte para a jovem surfista portuguesa, que já tinha conseguido um 3.º posto em França. Não fosse o facto de apenas ter entrado em duas provas, Kika também estaria, certamente, a lutar pelos lugares mais altos do ranking, deixando assim a certeza que no próximo ano Mafalda já tem uma substituta à altura neste circuito.

    Já na prova masculina, a participação portuguesa acabou por ser finalizada na 4.ª ronda. Afonso Antunes e Joaquim Chaves terminaram ambos no 13.º posto final, sendo os melhores portugueses em prova. Um resultado que não deverá servir para ajudar Afonso a terminar no top 5 do ranking, de forma a garantir vaga no Mundial da categoria.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram