Homepage
- Para não estar dependente do desempenho de terceiros e da célebre calculadora na etapa final, que será em Sunset Beach, Kikas necessita de passar logo duas rondas em Haleiwa.
-
O 9.º posto alcançado por Frederico Morais no EDP Billabong Ericeira Pro permitiu ao surfista português amealhar 3700 pontos e subir quatro posições no ranking do circuito de qualificação mundial (WQS). Kikas é agora 6.º no ranking e está cada vez mais dentro dos lugares de qualificação para o WCT 2020.
Com duas provas de estatuto máximo (QS10000) ainda por realizar, ambas no Havai, em novembro, Frederico está bem posicionado para garantir o regresso à elite mundial, de onde saiu no ano passado. No entanto, ainda precisa de passar algumas rondas no Havai para garantir a qualificação sem estar dependente da célebre calculadora.
A primeira das provas havaianas é em Haleiwa – antes Kikas ainda compete num QS3000, que também lhe pode dar alguns pontos -, entre os dias 13 a 24 pontos. Se tudo correr como previsto, o surfista português, fruto do seu seeding, entrará direto para a 3.ª ronda. Isso significa que se avançar uma ronda fica logo a ganhar, pelo menos, 2100 pontos. Se passar duas os ganhos ascendem aos 3600.
Ora, como resultado mais baixo de Frederico Morais durante a presente temporada – para as contas só interessam os cinco melhores resultados – são 1050 pontos, caso Kikas passe uma ronda fica automaticamente com 18500 pontos. Se passar duas fica com 20000 pontos, que é a meta definida pela WSL para garantir a qualificação – valor apenas de referência, que pode variar.
Para não estar dependente do desempenho de terceiros e da célebre calculadora na etapa final, que será em Sunset Beach, entre 25 de novembro e 7 de dezembro, Kikas necessita de passar logo duas rondas em Haleiwa. Se isso acontecesse a qualificação ficaria fechada. Passar só uma ronda também pode chegar, embora esteja sempre dependente de muitas contas. Até porque o pior resultado a contar passariam a ser 2100 pontos, o que faria com que o requisito para os 20 mil pontos fosse novamente passar duas rondas em Sunset.
Perante esta fasquia estabelecida pela WSL, há já três surfistas garantidos no WCT 2020. E são todos brasileiros. Jadson Andre, que faz parte do WCT, mas está fora de lugares de requalificação, Alex Ribeiro e Miguel Pupo estão já garantidos. Depois há ainda Yago Dora, que ocupa o 2.º posto deste ranking, mas que não está a ocupar vaga porque é atualmente o 22.º do ranking do WCT – se descer dessa posição até final da época passa a também ocupar uma vaga pelo ranking do WQS.
Seguem-se cinco surfistas na casa dos 17 mil pontos, todos bem lançados, mas a precisar ainda de algo para se qualificarem. À frente de Kikas, apenas surge o norte-americano Jake Marshall. Mas o português é mesmo o que está em melhor posição, uma vez que tem o “descarte” mais baixo. Apenas Samuel Pupo, atual 9.º classificado depois de vencer o QS10000 da Ericeira, tem um resultado mais baixo para trocar. O francês Jorgann Couzinet e o australiano Connor O’ Leary são os outros surfistas neste grupo.
A fechar o top 10 surge mais um brasileiro, Deivid Silva. Contudo, o facto de estar no 15.º posto do WCT deve fazer com que ele não precise da vaga pelo WQS, tal como Dora. Isso faz com que o “cut” ascenda para o 12.º posto do ranking, mantendo o australiano Matt Banting e o havaiano Barron Mamiya dentro dos lugares de qualificação, que fecha atualmente nos 14.500 pontos.
Destaque ainda para Vasco Ribeiro, o outro português presente no top 100 mundial. Após o campeonato da Ericeira, onde não passou q1ualquer ronda, Vasco desceu para o 67.º posto do ranking, que deverá chegar para entrar nas provas havaianas. Mas o facto do tetracampeão nacional ter apenas 6,245 pontos – e com o resultado mais baixo a ser 1050 pontos -, faz com que precise de dois resultados fortes para sonhar ainda com a qualificação. Aliás, uma derrota precoce em Haleiwa até o pode retirar matematicamente das contas para Sunset.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram