Homepage

  • Yolanda Sequeira obtém vitória histórica na Qualifying Series
    12 agosto 2019
    arrow
  • Pedro Henrique e Eduardo Fernandes também estiveram em destaque no evento masculino, pois terminaram em posição de pódio.
  • Terminou, no dia de ontem, em grande a passagem portuguesa pela Fistral Beach, em Newquay (Cornualha). Palco nos últimos dias de mais um evento do Circuito Mundial de Qualificação (Qualifying Series), no caso com estatuto de QS1,000. Cenário onde Portugal esteve representado com seis surfistas.

    No setor feminino, que competiu no Roxy Open, Francisca Veselko e Yolanda Hopkins Sequeira defenderam as cores nacionais. Se Francisca Veselko caiu na terceira ronda, já Yolanda Sequeira teve uma caminhada histórica no mar britânico.

    Uma gesta que culminou, ontem, com uma vitória no evento, naquele foi o primeiro triunfo da sua carreira na Qualifying Series da World Surf League e o segundo de Portugal neste campeonato para o setor feminino, depois da vitória de Carol Henrique no País Basco em 2017.

    Para tal feito histórico, a nova campeã nacional de Surf deixou pelo caminho na fase decisiva da competição: a espanhola Melania Suarez Diaz, a australiana Ella Williams, enquanto na final derrotou a alemã Rachel Presti, que é a atual campeã Júnior ISA (International Surfing Association) e já havia sido um dos 'carrascos' de Kika Veselko. A pontuação na final foi de 12.86 em 20 pontos possíveis para Yolanda Sequeira contra os 8.54 da rival alemã. 

    "Desde a manhã que estava confiante. Na primeira bateria do dia apenas tentei corrigir alguns detalhes. Na final estava tranquila e apenas queria fazer o meu surf. Esta é uma vitória que me dá muita confiança. Mostra que tenho aquilo que é preciso para vencer", disse Yolanda Sequeira ao site do World Surf League, ela que em 2018 já havia sido segunda classificada neste mesmo evento.

    Com este triunfo, Yolanda aproxima-se e muito do top 60 mundial da Qualifying Series, tendo ascendido ao 63º posto. No total, a surfista algarvia ascendeu 17 lugares.

    Já no setor masculino, no Quiksilver Open, Portugal também esteve em destaque. Pedro Henrique e Eduardo Fernandes fecharam em posição de pódio e somaram pontos importantes para o ranking. Ambos obtiveram igualmente, na Fistral Beach, os melhores desempenhos até ao momento, na presente época, na Qualifying Series.

    Henrique foi o finalista vencido numa bateria bastante apertada. O experiente surfista luso teve a pontuação de 13.07, enquanto o vencedor, Leon Glatzer, obteve 13.50 em 20 pontos possíveis. Glatzer que, na meia final, já havia sido o surfista que atirou Eduardo Fernandes para fora de acção. À semelhança do que aconteceu com Yolanda Hopkins Sequeira também Leon Glatzer garantiu, na Fistral Beach, a sua primeira vitória da carreira na Qualifying Series.

    Em prova, no campo lusitano, estiveram ainda Pedro Coelho e João Moreira. Coelho foi até à quinta ronda do Quiksilver Open, enquanto João Moreira não passou da terceira ronda. 

    Findada a passagem pelo Reino Unido, a Qualifying Series prossegue já amanhã, tanto para o setor masculino como feminino, com o início do gaulês Caraïbos Lacanau Pro, que decorrerá até ao próximo domingo na Grande Plage em Lacanau.

    Mais uma vez, Portugal estará representado com um forte contingente num evento que terá o estatuto de Q1,500.

     

     

    Para usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas