Homepage

  • Senegal deu nas vistas no Lacanau Pro
    14 agosto 2019
    arrow
  • Sidy Camara, Cherif Fall e Thierno Samb envolvidos numa importante experiência além-fronteiras.
  • O passado mês de Março ficou marcado por um facto histórico no surf mundial. O Senegal acolheu pela primeira vez uma etapa da World Surf League, no caso a contar para o Circuito Mundial de Qualificação (Qualifiying Series), o denominado Senegal Pro. Evento com estatuto de QS1,500.

    O Senegal, país africano, que não tem uma grande cultura de surf, mas tenta aos poucos conquistar um espaço na elite do surf internacional. Como tal, nada melhor para essa missão do que aprender com os melhores. 

    E é precisamente isso que três surfistas de origem senegalesa foram fazer ao Caraïbos Lacanau Pro, evento francês da Qualifying Series com estatuto de Q1,500 e que tem lugar na Grande Plage em Lacanau. 

    Pertencentes ao setor masculino, Sidy Camara, Thierno Samb e Cherif Fall vieram à busca de novas sensações e sobretudo acumular uma importante experiência que ajudará na melhoria do surf deste trio.

    Esta aparição, no sudoeste de França, teve o fundamental contributo do Smile Wave Fund, pois nenhum dos surfistas em causa tem patrocínios suficientes para cobrir as despesas de viagem. Como tal, a mencionada entidade ajudou na organização da viagem a um território com ligações passadas ao Senegal, mas que ainda assim está naturalmente muito longe de casa. 

    Ontem no dia de arranque da competição francesa, os três senegaleses entraram em acção na primeira ronda. Os mais experimentados Sidy Camara e Cherif Fall conseguiram mesmo o passaporte para a ronda seguinte, enquanto Thierno Samb ficou desde logo pelo caminho. Um resultado bem especial para Fall, pois esta foi a primeira bateria da sua carreira na Qualifying Series. 

    Na segunda ronda, já nenhum dois conseguiu avançar na competição, mas isso pouco importa. O que fica é a experiência de competir além-fronteiras junto de surfistas que estão em busca do mesmo sonho: entrar no World Championship Tour.

    Terminada esta passagem por Lacanau segue-se, na próxima semana, uma nova Qualifying Series em França, no caso em Anglet, e que contará, pelo menos, com a presença de Cherif Fall. Já Sidy Camara está como 'alternate', pelo que aguarda por uma oportunidade de última hora para voltar a exibir o seu surf. E bem merece....

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram