Homepage


-
Sage Erickson e Yago Dora conquistam o US Open of Surfing05 agosto 2019

- Estão encontrados os vencedores do evento de Huntington Beach, onde os surfistas nacionais cedo ficaram fora de acção.
-
Está terminado o US Open of Surfing, competição que foi o segundo QS10,000 da temporada para o setor masculino e que animou, nos últimos dias, o conhecido 'peer' de Huntington Beach na Califórnia.
Palco que mais uma vez voltou a ser marcado pelo mar pequeno e por não ser muito feliz para as cores nacionais. Isto porque Frederico Morais, Miguel Blanco, Teresa Bonvalot e Martim Paulino, este na categoria Júnior, foram precocemente eliminados da competição norte-americana.
Em termos da categoria feminina, este US Open of Surfing de 2019 foi uma edição histórica. Isto porque a prova norte-americana foi o primeiro Q10,000 para as atletas femininas e pela primeira vez, neste US Open, o 'prize-money' foi igual entre os atletas dos dois géneros.
Todo este enlace histórico culminou na vitória da norte-americana Sage Erickson, ela que já este ano havia conquistado, no Circuito de Qualificação, o australiano Sisstrevolution Central Coast Pro.
Numa final 100% californiana, Sage Erickson derrotou a vencedora do ano ano passado, Courtney Conlogue, com uma grande exibição. Sage obteve 15.43 pontos em 20 possíveis. Na sua caminhada até à final, o seu surf eliminou ainda a antiga vencedora do US Open of Surfing, Tatiana Weston-Webb, bem como a experiente Malia Manuel.
Já no sector masculino foi o brasileiro Yago Dora a reinar em Huntington Beach. Este foi o primeiro triunfo de Dora num Q10,000. A caminhada imaculada de Dora até à final deixou fora de acção, entre outros nomes, o compatriota e experiente Alex Ribeiro (antigo CT) e ainda o novo líder do Circuito de Qualificação, por troca com Jadson André, o francês Jorgan Couzinet.
Na final, Yago Dora, que é o quarto classificado do ranking de qualificação, derrotou o surpreendente Liam O'Brien. Surfista australiano que exibiu-se a um grande nível na Califórnia ao eliminar, entre outros, o conceituado Kanoa Igarashi bem como Jack Freestone. Em termos de ranking, Liam subiu 45 posições(!!) e é agora o 10º colocado. Está em posição de garantir o acesso ao Circuito Mundial para 2020.
Após este US Open of Surfing, os portugueses, em termos de ranking, desceram várias posições. Frederico Morais perdeu 10 lugares e é agora o 46º, enquanto Vasco Ribeiro e Miguel Blanco ocupam a 60ª e 114ª posições, respetivamente.
Já em termos femininos, a australiana Isabella Nichols manteve a liderança e tem agora Sage Erickson no segundo posto. Teresa Bonvalot, que esteve na Califórnia para uma ronda dupla, é a surfista portuguesa mais bem colocada ao aparecer na 30ª posição. Após o US Open of Surfing caiu oito lugares.
Vans US Open of Surfing pres. by Swatch Resultado Final Feminina:
1 - Sage Erickson (USA) 15.40 10,000 points
2 - Courtney Conlogue (USA) 12.93 8,000 points
Vans US Open of Surfing pres. by Swatch Resultado Final Masculina:
1 - Yago Dora (BRA) 16.03 10,000 points
2 - Liam O'Brien (AUS) 11.34 8,000 points
Vans US Open of Surfing pres. by Swatch Resultados Meias-Finais Femininas:
SF 1: Courtney Conlogue (USA) 12.86 DEF. Brisa Hennessy (CRI) 11.36
SF 2: Sage Erickson (USA) 16.33 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.83
Vans US Open of Surfing pres. by Swatch Resultados Meias-Finais Masculinas:
SF 1: Yago Dora (BRA) 14.77 DEF. Alex Ribeiro (BRA) 14.16
SF 2: Liam O'Brien (AUS) 13.50 DEF. Griffin Colapinto (USA) 10.77Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram