Homepage

  • Kikas sobe no ranking, que tem novo e inesperado líder
    20 julho 2019
    arrow
  • Quanto às contas olímpicas, continuam a fechar no francês Jeremy Flores, que está cerca de 7 mil pontos à frente de Kikas, no 16.º posto do ranking.
  • Foi sem grandes surpresas que os principais favoritos dominaram a etapa de J-Bay, embora os vencedores possam ter causado alguma surpresa, sobretudo por estarmos a falar de uma final 100 por cento goofy nos homens. Ora, a etapa sul-africana acabou por não mexer muito com as contas do ranking, embora tenha, por exemplo, permitido a Frederico Morais subir uma posição, além de, em virtude da ausência por lesão, de John John Florence, ter ajudado a definir um novo – e algo surpreendente líder mundial.

    O norte-americano Kolohe Andino sai da África do Sul em direção a Teahupoo com a amarela vestida, sendo o primeiro californiano em muitos anos a liderar o ranking do WCT. Apesar de já há vários anos se ter afirmado como um candidato ao título, Kolohe nunca o conseguiu concretizar. Mas 2019 está a ser diferente, sobretudo pela regularidade demonstrada, pois as vitórias em etapas continuam a surgir. Irá aguentar a pressão da liderança? São muitos a duvidar da capacidade do norte-americano.

    Contudo, Kolohe sai da África do Sul com a mesma diferença para Filipe Toledo, cuja derrota nas meias-finais perante Italo Ferreira o impediu de ascender à liderança. São pouco mais de 500 pontos a separar os dois, com o mais direto perseguidor de ambos, Italo, que está em 4.º lugar, ainda atrás do “arrumado” John John, a estar a cerca de 4 mil pontos. Uma diferença que pode ser facilmente anulada em Teahupoo, face às evidentes dificuldades que as ondas taitianas colocam a Toledo e Kolohe.

    Depois vem um verdadeiro pelotão, com Kanoa Igarashi a fechar o top 5, a somente 500 pontos de Italo. Já o número 6 é Jordy Smith, a menos de 100 pontos de Kanoa. Em franca ascensão está Gabriel Medina. Apesar do triunfo em Jeffreys, o campeão mundial subiu apenas uma posição, trocando de posto com Kelly Slater. A cerca de 7 mil pontos de Kolohe e depois de um péssimo arranque de temporada, Medina ainda vai bem a tempo de inverter a situação, até porque é fortíssimo na segunda metade das temporadas e vai para uma etapa que venceu no ano passado.

    Quem continua em boa forma é Kelly Slater, que vai já num ciclo de três 9.ºs lugares consecutivos. O 11 vezes campeão mundial está já a cerca de 12 mil pontos da frente, mas há quem não o queira tirar para já da luta. Até porque com o circuito a caminho das etapas do Pacífico, nunca se sabe o que o Rei nos irá reservar em sítios como Teahupoo ou mesmo na sua própria piscina de ondas. A fechar o top 10 surgem os primeiros australianos do ranking, com Ryan Callinan no 9.º posto e Julian Wilson no 10.º. Os aussies são, até ao momento, os grandes derrotados da temporada.

    Olhando para a parte de baixo do ranking, é o suplente Caio Ibelli que fecha o top 22, que dá direito a qualificação direta para o WCT 2020. Já Kikas subiu uma posição, do 32.º para o 31.º posto, estando a cerca de 4 mil pontos do cut. Ainda tudo é possível para o surfista português, mesmo tendo pela frente etapas onde é menos forte, como Teahupoo ou o Surf Ranch, antes de chegar a perna europeia. Isto numa altura em que ainda nada é certo quanto à entrada de Frederico nestes eventos.

    Quanto às contas olímpicas, estas continuam a fechar no francês Jeremy Flores, que está cerca de 7 mil pontos à frente de Kikas, no 16.º posto do ranking. Apesar do triunfo, Medina continua fora dos lugares de qualificação, que por agora pertencem a Toledo e Italo. Já Kelly continua a espreitar uma oportunidade, uma vez que mesmo a mais de 10 mil pontos de John John continua a ser o norte-americano mais bem colocado para suceder ao campeão mundial de 2016 e 2017. Isto com Kolohe bem lançado para ser o número um dos States.

    Já do lado feminino Carissa Moore conseguiu subir à liderança e ganhar uma boa vantagem sobre a concorrência, deixando Sally na vice-liderança já a quase 4 mil pontos e Stephanie Gilmore a fechar o top 3, a mais de 6 mil pontos de distância. 

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram