Homepage

  • WSL com estratégia ambiental inovadora no mundo do desporto
    05 junho 2019
    arrow
  • a WSL lança também uma campanha de marketing global e convidada os membros da comunidade dos oceanos a aceitar o juramento PURE de “Stop Thrashing Waves”.
  • A World Surf League (WSL) anunciou esta terça-feira uma série de compromissos sustentáveis que definem um novo padrão para os desportos profissionais de todo o Mundo. Estes compromissos, desenhados para inspirar, educar e dar força a todos os apaixonados pelo mar, visam os problemas climáticos mais críticos e aplicam-se a todos os eventos do WSL Championship Tour e Big Wave Tour, destacando-se os seguintes:

    1. Neutralizar as emissões de dióxido de carbono até ao final de 2019;
    2. Eliminar plásticos de uso único até ao final de 2019;
    3. Deixar cada lugar que visita melhor que o encontrou;

    Este esforço reforça os já existentes esforços da WSL no que toca à conservação dos oceanos, incluindo a WSL PURE, o braço sem fins lucrativos da organização, cujo acrónimo significa Protecting, Understanding and Respecting the Environment (Proteger, perceber e Respeitar o Ambiente em português). Como parte do anúncio de hoje, a WSL lança também uma campanha de marketing global e convidada os membros da comunidade dos oceanos a aceitar o juramento PURE de “Stop Thrashing Waves” (Parar de Sujar as Ondas em português) e juntar-se no paddle out mundial de 14 de Junho em honra do Dia Internacional do Surf, fundado pela Surfrider Foundation (organização ambiental com fortes ligações ao mundo do surf e desportos de deslize na água) – mais informação acerca da iniciativa de 14 de junho disponível abaixo

    “A WSL está incrivelmente orgulhosa por inaugurar este novo capítulo na história do desporto da urgente batalha contra as alterações climáticas e a poluição dos oceanos” referiu Sophie Goldschmidt, CEO da WSL. “Acreditamos que é nossa responsabilidade de ir “com tudo” nos esforços para proteger o oceano e praias no meio da atual crise ambiental devastadora em que todos vivemos. Convidamos todos aqueles que se preocupam com o oceano a juntar-se a nós” acrescentou.

    Alguns dos factos que levaram a WSL a assumir este compromisso são os seguintes:

    Devido à subida das temperaturas, o oceano absorveu mais de 90% do aquecimento excessivo na atmosfera, o que leva a tempestades mais intensas e frequentes, para além da subida dos níveis do oceano.

    Aproximadamente 30 por cento do carbono na atmosfera é absorvido pelo oceano, causando acidificação que lesa os corais e restante vida marítima.

    Os plásticos deterioram-se em pequenas micropartículas que são ingeridas pela vinha marinha, entrando, como consequência, na comida que comemos e água que bebemos. 

    “Estou muito contente por saber que a WSL está a dar o exemplo e espero que todos os outros desportos profissionais o sigam e muito em breve. Quando os governos e países falham em liderar, as empresas podem e devem assumir o seu papel em abordar as crises climáticas e de biodiversidade” referiu Dr. Anaya Johnson, bióloga marinha e fundador da Ocean Collectiv and Urban Ocean Lab.

    “Acho que é uma ótima medida e mensagem para todas as pessoas do Mundo. O oceano é vital para todos, para a comida, para o oxigénio, especialmente para nós surfistas. Todos deviam ter como prioridade preocupar-se com este assunto e fazer mudanças na sua vida para ajudar” afirmou Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial da WSL.

     Acerca de dia 14 de junho:

    O tema da diminuição do impacto do comportamento humano no meio ambiente está ans prioridades do dia to todas as agendas, quer sejam politicas, sociais ou culturais . Cada vez mais temos assistido a campanhas de sensibilização que viam em primeira instância a alteração de comportamentos.

    A Meo H Team surge no seguimento do trabalho que a marca Meo tem vindo em desenvolver na modalidade do surf cuja crença principal ultrapassa resultados de competições ou performances. A marca em questão tem vindo a apostar e apoiar talentos reconhecidos, como é o caso do atleta Frederico Morais, mas também talentos emergentes que vêm no surf uma forma de estar na vida, assim representados pelos 8 atletas da Meo H Team.

    Este mês, no dia 15 de Junho celebra-se o international Surfing Day, a WSL desafiou os seus parceiros, a nível mundial, a aderirem ao movimento #stoptrashingwaves, que não visa sensibilizar mas sim pôr em prática, e mobilizar as pessoas a recolherem lixo das praias, dando o exemplo. Um vez que dia 15 é um sábado e a época balnear já está aberta, em Portugal, a equipa MEO H TEAM estará no dia 14 de junho sexta feira, na praia de carcavelos, entre as 15:30 e as 19:00, a desenvolver uma ação de recolha de lixo e um “paddle out” (remada conjunta) de forma a assinalar este dia. O desafio fica lançado a todos aqueles que se queiram juntar aos 8 surfistas portugueses e à World Surf League.