Homepage

  • Esgotos forçam cancelamento de campeonato do WQS
    15 maio 2019
    arrow
  • O Zigzag Durban Surf Pro deveria ter-se realizado entre a passada sexta-feira e domingo em North Beach.
  • O cancelamento de campeonatos de surf não é algo assim tão invulgar. Por vezes, as circunstâncias assim o ditam, sobretudo quando as ondas não colaboram – quem não se lembra do Azores Pro em 2010? Contudo, esta semana aconteceu uma situação rara e inusitada em Durban, na África do Sul, com o rebentamento da rede de esgotos local a obrigar ao cancelamento de um QS1000.

    O Zigzag Durban Surf Pro deveria ter-se realizado entre a passada sexta-feira e domingo em North Beach, sendo o quarto campeonato da temporada marcado para as ondas sul-africanas. Contudo, um sério problema com o rebentamento dos esgotos, que invadiram mar a terra, acabou por obrigar ao cancelamento do evento por razões óbvias de saúde.

    Após uma reunião entre organizadores, WSL e surfistas, todos chegaram a acordo para o cancelamento do evento. “Não foi uma decisão fácil de tomar e ainda tentámos encontrar alternativas”, começou por dizer Colin Fitch, responsável da WSL África. “Temos de manter os padrões de segurança associados a um evento internacional e temos de apoiar esta decisão”, frisou.

    Esta situação não só obrigou ao cancelamento deste campeonato do WQS, como acabou mesmo por originar medidas do poder local. Todas as atividades aquáticas foram proibidas durante o fim-de-semana e grande parte das praias de Durban foram fechadas. Contudo, o problema acabou por ser superado, com as praias a serem reabertas na segunda-feira.

    Assim sendo, as provas em ondas sul-africanas regressam no final do mês, com a realização do Vans Surf Pro Classic, um QS1500 que se realiza em Lamberts Bay, entre 31 de maio e 2 de junho, e que irá contar com a presença do português Pedro Coelho.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram