Homepage

  • Vasco e Carol somam e seguem em Sydney
    21 março 2019
    arrow
  • Vasco e Carol têm já garantidos, pelo menos, 1050 pontos para o ranking, mas ainda podem conseguir muitos mais, uma vez que a 4.ª ronda é disputada em heats de três surfistas.
  • Foi em condições novamente mínimas que Manly Beach viu desenrolar-se o quarto dia de ação do QS6000 de Sydney, onde a armada lusa voltou a estar em bom plano, apesar de ter sofrido uma baixa. Ainda assim, Vasco Ribeiro e Carol Henrique estiveram em grande plano e garantiram vagas na 4.ª ronda da prova masculina e feminina, respetivamente.

    A ação começou com a prova feminina, onde Carol Henrique teve uma forte concorrência pela frente no heat 8. Com a costarriquenha e rookie do WWT Brisa Hennessy a dar show de surf e a conseguir o melhor score de toda a prova, com 17,24 pontos, coube a Carol lutar pela segunda posição.

    Irrepreensível em termos de estratégia, Carol soube guardar a prioridade para já no final da bateria atacar a qualificação. Fê-lo na perfeição graças a uma onda de 6,83, que lhe deu um score de 12,93. O suficiente para deixar para trás a australiana Holly Wawn e a argentina Josefina Ane.

    No heat seguinte foi a vez de Teresa Bonvalot se estrear na prova australiana e, tal como Carol, também esteve em bom plano. Contudo, a jovem surfista de Cascais acabou por ver a qualificação fugir-lhe nos instantes finais da bateria, graças à reviravolta operada pela japonesa Sara Wakita, que saltou diretamente para a liderança.

    Após o excelente 9.º posto alcançado em Newcastle, Teresa não conseguiu repetir a proeza em Sydney, apesar de se ter despedido de prova com uma pontuação de 12,43, superada pelos 13,67 de Wakita e 13,66 da norte-americana Alyssa Spencer, que já a havia eliminado nos oitavos-de-final em Newcastle. No último posto da bateria ficou a neozelandesa e top mundial Paige Hareb (8,87).

    A ação prosseguiu no masculino e Vasco Ribeiro esteve em ação no heat 7, já depois de Kelly Slater ter sido eliminado com estrondo nesta 3.ª ronda, num heat em que ficou no último posto e onde não conseguiu mais do que 6,53 pontos – os brasileiros Jesse Mendes e Alex Ribeiro foram os carrascos. Quanto a Vasco… mais do mesmo, ou seja, outro triunfo sólido nas pequenas ondas de Manly.

    Num heat sem grandes sobressaltos, o surfista português conseguiu destacar-se da concorrência a meio da disputa, terminando com um score de 12,70 pontos, que o colocou facilmente na 4.ª ronda. Vasco deixou o japonês HIroto Ohhara (11,93) na 2.ª posição, com o australiano Jackson Baker (10,17) e o norte-americano Cole Houshmand (8,37) a serem eliminados.

    Vasco e Carol têm já garantidos, pelo menos, 1050 pontos para o ranking, mas ainda podem conseguir muitos mais, uma vez que a 4.ª ronda é disputada em heats de três surfistas, onde apenas um fica pelo caminho, avançando os outros dois para os oitavos-de-final, que já oferece 1550 pontos e 2 mil dólares de prémio.

    Vasco Ribeiro vai estar no heat 5, onde terá a companhia do uruguaio Marco Giorgi e de outro surfista vindo da 3.ª ronda, que ainda não foi terminada – será o 2.º classificado do embate entre os brasileiros Ian Gouveia e Mateus Herdey, o australiano Dion Atkinson e o sul-africano Michael February.

    Por sua vez, Carol Henrique também estará no heat 5 do lado feminino, onde terá forte concorrência a seu lado. As adversárias de Carol são a havaiana e ex-top mundial Alessa Quizon e ainda a norte-americana Alyssa Spencer, naquela que será uma boa oportunidade para “vingar” a eliminação de Teresa Bonvalot.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram