Homepage


-
Teresa Bonvalot avança duas rondas em Newcastle15 março 2019

- Teresa é já a única portuguesa em prova em Newcastle, depois de uma jornada onde a campeã nacional Camilla Kemp ficou pelo caminho.
-
Foi um começo em grande para Teresa Bonvalot no QS6000 de Newcastle, na Austrália, depois de esta madrugada de sexta-feira ter avançado duas rondas rumo aos oitavos-de-final da prova feminina que se disputa na praia de Merewether. Foi o começo de temporada perfeito para a jovem portuguesa que luta de forma cada vez mais real pela qualificação para o WWT.
Tudo começou no heat 10 da 3.ª ronda, onde Bonvalot foi batida pela australiana e top mundial Nikki van Dijk (10,70), mas onde os seus 10,57 pontos foram suficientes para superar a restante concorrência, composta pela argentina Josefine Ane (8,83) e pela japonesa Sara Wakita (8,57).
Teresa é já a única portuguesa em prova em Newcastle, depois de uma jornada onde a campeã nacional Camilla Kemp ficou pelo caminho. Camilla esteve em ação no heat 12 dessa mesma 3.ª ronda, onde acabou por ficar no 4.º e último posto, somente com 7,13 pontos. A bateria foi vencida pela estrela australiana Sally Fitzgibbons (11,67), com a norte-americana Alyssa Spencer (11,33) a também seguir em frente.
Dois nomes que acabaram por cruzar-se no caminho de Teresa Bonvalot. Na 4.ª ronda a jovem portuguesa enfrenou Sally e costarriquenha e rookie do WWT Brisa Hennessy. Apesar da forte concorrência, Teresa apenas foi superada pela australiana e por muito pouco. Fitzgibbons somou 12,24 pontos, contra os 11,94 da portuguesa, que com um 7,17 teve mesmo a melhor onda do heat e seguiu assim em frente, deixando Hennessy (11,14) pelo caminho.
Agora, nos oitavos-de-final Teresa vai ter pela frente a norte-am no ericana Alyssa Spencer, uma adversária menos cotada em termos de ranking, pois terminou 2018 no 35.º posto – Teresa terminou no 17.º lugar. Um triunfo irá colocar a esperança portuguesa nos quartos-de-final e com reencontro marcado frente a nova adversária da elite mundial, que sairá do duelo entre as australianas Nikki van Dijk e Sally Fitzgibbons.
Este é já um forte começo de época por parte da surfista de Cascais, que tem pelo menos assegurado o 9.º posto, o que lhe garante importantes 1550 pontos para o ranking e 1250 dólares de prémio. Caso supere a próxima fase atinge os 2650 pontos e iguala o resultado obtido no ano passado neste mesmo campeonato, onde, curiosamente, superou Alyssa Spencer na mesma fase da prova.
Estão assim lançados os dados para uma grande ponta final de campeonato em Newcastle. Este sábado Teresa Bonvalot jogará uma cartada decisiva, tentando a qualificação para as rondas finais, que apenas deverão acontecer no domingo.
Após este QS6000 em Newcastle, segue-se outro campeonato com o mesmo estatuto, mas em Sydney, onde Teresa pode somar mais pontos para arrancar a temporada na frente do ranking de acesso ao circuito mundial feminino.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram