Homepage

  • WSL anuncia novo formato do WCT para 2019
    18 março 2019
    arrow
  • Em 2019 a primeira ronda vai passar a ser diferente, uma vez que agora irão passar dois surfistas diretamente para a 3.ª ronda. Mas há mais!
  • O WCT vai ter um novo formato em 2019. Depois das mudanças realizadas de 2017 para 2018, com o fim da ronda 4 sem eliminação, eis que a WSL decide voltar a mexer no formato das provas do circuito mundial de surf. Desta vez, a mudança prende-se com as rondas inaugurais das provas.

    Em 2019 a primeira ronda vai passar a ser diferente, uma vez que agora irão passar dois surfistas diretamente para a 3.ª ronda, ao contrário do que acontecia até aqui, onde apenas um de três surfistas se qualificava, com os outros dois a caírem na repescagem.

    A 2.ª ronda, que já era a única de repescagem, também será diferente, pois passará a ter apenas 4 heats de três surfistas. E somente o último classificado de cada heat será eliminado, terminando a prova no 33.º posto, no caso do circuito masculino. Ou seja, apenas quatro surfistas por etapa não marcarão presença na 3.ª ronda.

    A partir daqui os campeonatos começam a entrar na fase man-on-man, deixando de existir heats de três surfistas como era habitual na 4.ª ronda. A 3.ª ronda será, assim, o equivalente aos 16 avos-de-final, com a 4.ª ronda a ser o equivalente a oitavos-de-final, seguindo-se quartos-de-final, meia-final e final.

    No circuito feminino o formato será idêntico, apenas diferente no que diz respeito ao número de atletas. Dessa forma, na 2.ª ronda, a única de repescagem, haverão apenas dois heats de três surfistas, sendo que apenas duas surfistas ficam pelo caminho, ou seja, no 17.º posto. A partir daí a prova entra nos oitavos-de-final sempre a eliminar.  

    Noutro campo, este também será um ano histórico para o WCT, tal como a WSL faz questão de frisar. O ano de 2019 será de qualificação olímpica, com os surfistas do topo do ranking a garantirem a tão ambicionada vaga em Tóquio’2020. Mas há mais, pois a premiação passará a ser igual entre homens e mulheres a partir desta época.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram