Homepage


-
Miguel Blanco brilha com tubaço em Fernando de Noronha19 fevereiro 2019

- Blanco e Perloiro juntaram-se a Kikas e Vasco na 2.ª ronda deste importante evento do WQS.
-
Começou da melhor forma a participação portuguesa no Oi Hang Loose Pro Conteste, aquele que é o primeiro QS6000 da temporada do WQS e que se disputa no beach break tubular da Cacimba do Padre, na paradisíaca ilha brasileira de Fernando de Noronha. Os dois surfistas lusos que estiveram na água na ronda inaugural conseguiram ambos vencer as respetivas do dia e um deles esteve mesmo nos destaques do dia graças a um tubaço.
Miguel Blanco esteve em grande plano neste dia inaugural em Noronha, ele que foi o primeiro português a entrar na água, logo no heat 6. O campeão nacional em título brilhou com um tubo que, apesar de não ser enorme em tamanho, foi bem deep e longo, garantindo-lhe uma nota de 9,07 pontos - a segunda melhor onda do dia.
"O mar está bem difícil agora com a maré muito seca, mas ainda existem alguns tubos perdidos. Eu tentei ficar ativo dentro de água e foi uma boa bateria para mim. Peguei uma direitinha no início, depois uma esquerda melhor no final que rodou aquele tubão e estou muito contente, pois foi uma boa maneira de começar o ano. Eu vim aqui para Noronha há uns cinco anos, numa surf trip e apanhei um mar de gala aqui. Então, quando vi que o evento estava confirmado no calendário, não pensei duas vezes e estou feliz por ter começado bem o campeonato", disse Blanco após o final da bateria.
Dos 17 heats disputados neste dia de estreia, Blanco conseguiu o terceiro melhor score, com 14,40 pontos, deixando toda a concorrência, composta pelos brasileiros Lysandro Leandro, Wesley Leite e Luan Hanada, em combinação. Em maior destaque que o português apenas o brasileiro Samuel Igo de Souza que conseguiu uma nota 10, graças a um tubo longuíssimo, e ainda outra de 9 pontos.
Mas Miguel Blanco não foi o único português a vencer, pois o jovem Luís Perloiro seguiu o exemplo do compatriota e também começou da melhor forma a prestação neste importante campeonato. Justiça seja feita à prestação de Perloiro, que frente a adversários experientes, bateu-se bem e garantiu um triunfo sólido.
A competir no heat 12 Perloiro teve como melhor nota um 5,47, que lhe permitiu terminar com um score de 9,80. O suficiente para bater o francês Tristan Guilbaud, que também seguiu em frente, e eliminar o brasileiro Buday Santos e o peruano Adrian Garcia.
Com estes triunfos Perloiro e Blanco juntaram-se a Frederico Morais e Vasco Ribeiro na 2.ª ronda da prova brasileira, para onde estes dois últimos entraram diretamente fruto do estatuto de top seeds. Blanco vai ser o primeiro a voltar a competir, estando novamente inserido no heat 6, onde terá a concorrência do costarriquenho Carlos Muñoz, do havaiano Kiron Jabour e do chileno Nicolas Vargas.
Segue-se Luís Perloiro no heat 12, que vai ter pela frente o sul-africano Adin Masencamp, o brasileiro e ex-top do WCT Wiggolly Dantas e ainda o francês Charly Quivront. No heat 16 está Frederico Morais, que vai enfrentar o costarriquenho Noe Mar McGonagle, o havaiano Ian Gentil e ainda o brasileiro Robson Santos.
Por fim, Vasco Ribeiro é o último a entrar em ação, e nada garante que isso aconteça já amanhã. O surfista da Poça está no 22.º e antepenúltimo heat desta 2.ª ronda e ainda só conhece um dos adversários – o basco e ex-top do WCT Aritz Aranburu -, sendo que os outros dois virão da ronda inaugural, onde ainda falta completar 7 baterias.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram