Homepage

  • Vasco e Marlon são os resistentes lusos nas Canárias
    07 fevereiro 2019
    arrow
  • Vasco Ribeiro estreou-se de forma arrebatadora na temporada 2019, mostrando-se como um dos favoritos nesta competição.
  • Após dois dias de folga, a ação regressou a Las Americas para o segundo dia do QS1500 de Tenerife, nas Canárias. Foram novamente os homens a ir para a água ao longo de todo o dia, numa jornada que provocou uma verdadeira razia na armada lusa. Apenas Marlon Lipke e Vasco Ribeiro resistiram à eliminação, avançando ambos duas rondas.

    O campeonato foi retomado na 3.ª ronda e foi logo no 3.º heat que a armada lusa sofreu a primeira baixa, com Eduardo Fernandes a ser eliminado por apenas 0,14 pontos. Frederico Magalhães, Henrique Pyrrait, Diogo Martins, Pedro Coelho, Jácome Correia, Tomás Fernandes e Francisco Almeida não fizeram melhor e também ficaram pelo caminho.

    Apenas Vasco e Marlon conseguiram seguir em frente, depois de terem competido ambos no mesmo heat. Vasco venceu a disputa com um score de 15,60 pontos, o mais alto da ronda e o segundo mais alto do dia. Uma performance avassaladora na estreia na temporada 2019, que deixa boas indicações para aquilo que se segue. Marlon também conseguiu uma exibição forte e acompanhou Ribeiro para a fase seguinte, graças a um score de 13,06.

    Na 4.ª ronda, já separados, os dois resistentes nacionais voltaram a seguir em frente, depois de terem terminado no 2.º posto dos respetivos heats. Com 10,80 pontos, Marlon viu o francês Thomas Debierre vencer o heat 3. Na bateria seguinte Vasco somou 11,83 pontos, sendo apenas batido pelo francês Paul Cesar Distinguin.

    Além de ser um dos destaques do dia, Vasco afirmou-se como um candidato ao triunfo final e destacou a qualidade das ondas em Tenerife. “Sabe muito bem surfar um bom point break, como não há muitos neste circuito WQS. Fiz uma grande temporada no ano passado mas acabei por cometer alguns erros perto do final, especialmente na Ericeira, que me acabou por custar a qualificação. Mas estou aqui para começar forte, como é sempre o meu plano. Penso que se as ondas continuarem boas vou ter as minhas chances”, afirmou o surfista português, citado no comunicado da WSL.

    Agora, na próxima ronda, onde vai estar em disputa o acesso aos quartos-de-final man-on-man, Vasco Ribeiro e Marlon Lipke voltam a encontrar, o que até aumenta a probabilidade de Portugal conseguir colocar representantes na fase seguinte do evento canário. Ambos vão estar no heat inaugural da 5.ª ronda e terão pela frente o canário Kalani David e o francês Nelson Cloarec.

    A prova feminina ainda não arrancou, podendo isso acontecer já esta sexta-feira. Em prova estarão seis surfistas portuguesas. Concha Balsemão, Mariana Assis e Leonor Fragoso entram em ação logo na primeira ronda, enquanto Carol Henrique, Camilla Kemp e Yolanda Hopkins só se estreiam na 2.ª ronda. O período de espera deste Cabreiroa Los Americas Pro Tenerife decorre até domingo.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria