Homepage
- O período crítico deverá acontecer entre as 12 e as 21 horas de sexta-feira, dia 1 de fevereiro, onde os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa irão estar sob aviso vermelho.
-
-
A costa portuguesa, sobretudo acima do Cabo da Roca, vai enfrentar nas próximas horas a fúria da tempestade Helena. São esperadas ondas até 15 metros, sendo que o IMPA já lançou alerta vermelho para vários pontos da costa, sobretudo no Centro e Norte do país.
Clica aqui para ver as nossas live cams na Nazaré (Praia da Vila ; Praia do Norte Panorâmica ; Praia do Norte).
A tempestade que se aproxima do nosso país e que deverá durar até sábado está centrada a noroeste do golfo da Biscaia e em deslocamento para este-sueste. “A agitação marítima na costa ocidental deverá ter altura significativa de 5 a 7 metros, e temporariamente a norte do cabo Raso, 7 a 8 metros durante a tarde e início da noite, e altura máxima que poderá atingir 15 metros”, pode ler-se no comunicado do IPMA.
O swell XXL provocado por esta tempestade deverá assumir proporções ainda maiores na Nazaré. Contudo, o facto de estarmos a falar de ventos ciclónicos não deverá permitir a boa formação de ondas na Praia do Norte. Logo, todos os cuidados são poucos, em qualquer que seja o ponto da costa. O melhor mesmo é que todos os praticantes de desportos aquáticos fiquem em segurança, de preferência em terra.
Tony Butt, um dos maiores especialistas destas questões, fez ao site Magicseaweed o ponto de situação. "Em resumo, a ondulação será muito alta mas poucos locais terão boas condições para a prática de surf", referiu Butt. "A Galiza vai receber a maior parte da ondulação no início de sexta-feira, com ondas de nove metros. Ao longo da costa da Biscaia e para sul, para Portugal, a altura das ondas será também gigantesca. Ventos fortes de oeste irão coincidir com o pico da ondulação nestas áreas, por isso serão de esperar condições muito turbulentas", avisa o meteorologista.
O período crítico deverá acontecer entre as 12 e as 21 horas de sexta-feira, dia 1 de fevereiro, onde os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa irão estar sob aviso vermelho. Nos períodos antecedentes e procedentes o alerta nestes distritos será laranja, permanecendo assim até sábado, altura em que os efeitos da Helena deverão abrandar.“Esta depressão deverá afetar Portugal Continental em particular no que respeita ao vento e à agitação marítima na costa ocidental. Assim, para dia 1 de fevereiro, prevê-se vento forte de noroeste, com rajadas até 75/85 km/h no litoral, que deverão atingir valores da ordem de 110 km/h a norte do cabo Mondego e nas terras altas do Minho e Douro litoral e da região Centro”, prossegue o comunicado do IPMA.
Segundo os especialistas do IPMA, o mau tempo poderá mesmo fazer com que se registe trovoada e queda de granizo em alguns pontos do país e ainda queda de neve nas terras mais altas. “Prevê-se ainda uma descida da temperatura, o que associado ao vento forte aumentará o desconforto térmico”, frisa o Instituto Português do Mar e Atmosfera.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
-
FotografiaMagicSeaWeed
-
FonteRedação
