Homepage

  • Anunciados dois wildcards para locais no Azores Pro
    10 janeiro 2019
    arrow
  • Tal como tem acontecido em anos anteriores, o açoriano Jácome Correia, que já compete a nível internacional, afigura-se como o grande candidato a receber um dos wildcards.
  • Após a edição comemorativa do 10.º aniversário, que levou no ano transato até São Miguel algumas das maiores lendas do surf mundial para competirem no Mundial Masters, em 2019 a praia dos Areais de Santa Bárbara vai voltar a receber a nata do WQS, para mais um QS6000. O Azores Airlines Pro está de regresso em setembro, mas já há algumas novidades sobre a prova açoriana.

    Apesar de ainda estar com um estatuto provisório no calendário do WQS, as novidades acabam por confirmar que o QS6000 dos Açores vai mesmo acontecer e já está confirmado. Isto porque a Associação Açores de Surf e Bodyboard recebeu a confirmação da organização do evento de que terá dois wildcards disponíveis, à semelhança do que já aconteceu no passado.

    A associação veio assim a público dar a notícia e explicar os critérios que irá utilizar para entregar esses dois convites. Será através do circuito regional açoriano que os wildcards serão atribuídos. O primeiro destina-se ao vencedor do circuito. O segundo ao melhor açoriano no ranking final. Isto porque podem entrar no circuito surfistas que não sejam açorianos e assim está sempre assegurada uma entrada para um surfista local.

    Comunicado da AASB:

    A organização da prova do Circuito Mundial de Qualificação da WSL, Azores Airlines Pro WQS 6000, disponibilizou para a Associação Açores de Surf e Bodyboard dois convites para participação na prova (wild cards). 

    Esses dois convites serão atribuídos da seguinte forma:

    - 1 para o surfista vencedor do Circuito Regional de Surf dos Açores na categoria Open em 2019;

    - 1 para o surfista Açoriano melhor classificado no ranking final do Circuito Regional de Surf dos Açores na categoria Open em 2019.

    Atenção:

    Segundo as regras da FPS todos os atletas nacionais poderão participar nos circuitos de qualquer região independentemente do clube pelo qual estão federados.

    O melhor atleta açoriano classificado no ranking tem que reunir os seguintes requisitos: 
    «Atleta formado nos Açores», o atleta que até completar 18 anos de idade tenha, comprovadamente, sido inscrito na federação da respetiva modalidade durante pelo menos quatro épocas desportivas em representação de clube com sede na Região;

    Entretanto a AASB anunciou também as etapas que irão compor o circuito regional em 2019. O arranque será dado já em janeiro, na ilha Terceira, sendo que haverá etapas em mais duas ilhas do arquipélago: São Miguel, que recebe duas etapas, incluído a final, em maio, e Graciosa.

    Etapas do Circuito Regional de Surf dos Açores 2019:

    19 e 20 de Janeiro, Terceira;
    23 e 24 de Fevereiro, São Miguel;
    25 a 28 de Abril, Graciosa;
    4 e 5 de Maio, São Miguel

    Tal como tem acontecido em anos anteriores, o açoriano Jácome Correia, que já compete a nível internacional, afigura-se como o grande candidato a receber um dos wildcards. Contudo, não poderá descartar a participação no circuito regional açoriano. Outro dos surfistas açorianos que se destacam nas ondas do Continente é Manuel Morgado. Resta saber se Jácome vai garantir a presença no evento pela quinta vez e, se sim, quem o vai acompanhar…

    O Azores Airlines Pro vai realizar-se em Ribeira Grande, na Ilha de São Miguel, de 10 a 15 de setembro. Mas para os surfistas locais a luta por uma vaga frente à nata do top 100 mundial da WSL começa já dentro de dias. No entanto, nos comentários ao comunicado é possível perceber que nem todos ficaram satisfeitos com as regras de atribuição das vagas…

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas