Homepage

  • Eddie regressa e com portugueses nos convidados
    03 dezembro 2018
    arrow
  • Uma das grandes novidades do evento para 2018/19 é o facto de pela primeira vez uma mulher estar na lista de convidados.
  • Após um hiato de 2 anos, o Eddie Aikau está de regresso à baía de Waimea, em Oahu. Aquele é um dos mais famosos eventos de surf do Mundo e o mais mítico no que diz respeito às ondas grandes, traz algumas novidades para 2018/19, com o grande destaque a ser a presença de uma mulher entre os convidados pela primeira vez na história do evento.

    A havaiana Keala Kennelly, que ainda recentemente evenceu a etapa feminina em Jaws, a contar para o Big Wave Tour, está entre os 29 convidados para o regresso do Eddie Aikau, fazendo assim história. Também a havaiana Paige Alms foi convidada, mas, para já, é apenas uma dos alternates.

    A lista de convidados com entrada direta para o evento contém nomes sonantes do surf de ondas grandes, como Grant Baker, Shane Dorian, Greg Long, Kai Lenny ou o nosso bem conhecido Garrett McNamara. Kelly Slater, Bruce Irons, Joel Parkinson e o havaiano e bicampeão mundial John John Florence são outros dos nomes sonantes.

    Florence foi mesmo o vencedor da última edição do Eddie, em 2016. Desde então, devido a problema com patrocinadores, a prova nunca mais se tinha realizado. Mas, agora, a organização conseguiu reunir os apoios suficientes – nenhum deles é uma marca core - para colocar novamente este mítico evento na água.

    Destaque ainda para a presença de portugueses entre a lista de alternates, algo muito raro na história do evento. António Silva e Hugo Vau surgem nos últimos lugares desta lista de suplente, mas nem isso retira o mérito e a reputação de marcarem presença entre os convidados de um dos eventos mais especiais do surf mundial.

    O período de espera já está mesmo em andamento e ficou marcado por uma cerimónia que decorreu no passado domingo. A espera pode ir até 28 de fevereiro, sendo que é preciso que estejam reunidas as condições ideais para a prova avançar. E só mesmo quando as condições estiverem perfeitas o Eddie deve ir… Até porque em 32 anos de evento, apenas em 9 ocasiões foi dada luz verde.

    Esta é também uma ocasião especial para o regresso do Eddie Aikau, uma vez que em 2018 se cumprem 40 anos do desaparecimento do famoso nadador e waterman havaiano, que deixou um legado imenso. E é esse legado que o campeonato visa homenagear.

    Invitees: Grant Baker, Lucas Chianca, Ross Clarke-Jones, Danilo Couto, Shane Dorian, Nathan Fletcher, John John Florence, Nathan Florence, Sunny Garcia, Aaron Gold, Mark Healey, Mason Ho, Bruce Irons, Billy Kemper, Keala Kennelly,Ezekiel Lau, Kai Lenny, Greg Long, Keali‘i Mamala, Garrett McNamara, Jamie Mitchell, Jamie O'Brien, Joel Parkinson, Makuakai Rothman, Koa Rothman, Kelly Slater, Takayuki Wakita, Ian Walsh e Dave Wassel.

    Alternates: Kyle Shipman, Michael Ho, Landon McNamara, Luke Shephardson, Ramon Navarro, Reef McIntosh, Kohl Christensen, Chris Owens, Tyler Laron, Ben Wilkinson, Kala Alexander, Rodrigo Koxa, Tom Carroll, Paige Alms, Mark Matthews, Jamie Sterling, Shawn Dollar, Carlos Burle, Gabriel Villaran, Kahea Hart, Damien Hobgood, Kalani Chapman, Ryan Hipwood, Danny Fuller, Nic Lamb, Anthony Tashnick, Rusty Long, Derek Dunfee, Jeremy Flores, Noah Johnson, Peter Mel, Andrew Cotton, Duane DeSoto, Kainoa McGee, Ikaika Kalama, Tyler Fox, Brad Gerlach, Vincent Lartizen, Mike Parsons, Axi Muniain, Benjamin Sanchis, Damien Warr, Sebastian Steudtner, Eric Akiskalian, Dan Corbett, Francisco Porcella, Antonio Silva, Gautier Garanx, Antonio Balau, Mick Corbett, Jarryd Foster, Lance Hoʻokano, Rusty Keaulana, Hugo Vau, Pedro Scooby, Yuri Soledade e Trevor Sven Carlson.

    Agora, resta esperar que um swell bem grande varra a baía de Waimea e que seja declara que o "Eddie should go"! Enquanto isso não acontece podem ficar sempre com esta homenagem musical aos guerreiros que ao longo dos anos enfrentaram uma das onda mais desafiantes do planeta.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas