Homepage


-
Afonso Antunes ataca WQS na Austrália26 dezembro 2018

- O facto de ter terminado a temporada de 2018 no 403.º posto do WQS permite a Afonso entrar nesta etapa numa fase mais adiantada da prova.
-
Aos 15 anos Afonso Antunes é já um dos valores mais seguros do surf nacional e uma das principais apostas do futuro. Apesar da tenra idade, Afonso prepara-se para em 2019 começar a atacar o circuito WQS e irá começar a fazê-lo num dos palcos mais tradicionais do surf mundial: a Austrália.
Afonso está inscrito no Carve Pro, a primeira de cinco etapas que compõe a perna australiana de arranque do WQS e que antecedem a etapas inaugural do WCT. Mas o jovem surfista não é o único representante da armada lusa que surge na lista de inscritos, pois Raul Bormann também lhe faz companhia. Ambos garantiram entrada direta para a 2.ª ronda, juntamente com os top seeds do evento.
Entre os principais cabeças de série do evento estão três surfistas que terminaram 2018 no top 100 mundial, como o havaiano Keanu Asing e os australiano Kyuss King e Kalani Ball. Os australianos Mitch Crews e Shane Campbell, o indonésio Rio Waida, os neozelandeses Billy Stairmand e Te Kehukehu Butler e o alemão Dylan Groen, que reside em Portugal, são outros dos destaques inscritos na prova.
O facto de ter terminado a temporada de 2018 no 403.º posto do WQS permite a Afonso entrar nesta etapa numa fase mais adiantada da prova. Esta será assim a primeira temporada a tempo inteiro do jovem português no circuito mundial de qualificação, depois da estreia no ano passado. Afonso foi mesmo 9.º classificado no QS1000 da Caparica, naquela que foi a primeira etapa da carreira no WQS.
O Carve Pro é um QS1000 e vai disputar-se em Maroubra, Sydney, e o período de espera vai de 23 a 26 de janeiro. Volvido quase um mês irá acontecer a segunda etapa australiana, o Mothernest Great Lakes Pro (QS1000), em Boomerang Beach, e o Vissla Central Coast Pro (QS3000), em Avoca Beach, ambos em Nova Gales do Sul – nessa mesma região disputam-se em março dois QS6000, em Newcastle e Manly.
A aposta de Afonso Antunes na perna australiana não é, de todo, inusitada, uma vez que num passado bem recente grande parte dos portugueses iniciavam ali a época. Vasco Ribeiro e Frederico Morais, por exemplo, rumavam sempre à OZ quando eram jovens e foi por lá que fizeram os primeiros grandes resultados internacionais.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!Segue o Beachcam.pt no Instagram