Homepage

  • É oficial! Nazaré Challenge é na sexta-feira
    14 novembro 2018
    arrow
  • São esperadas ondas na casa dos 10 metros e em prova estarão 5 portugueses para o arranque da temporada do Big Wave Tour.
  • A WSL acabou de confirmar, esta manhã de quarta-feira, que o Nazaré Challenge, etapa portuguesa do circuito mundial de ondas grandes, teve “luz verde” para realizar-se já esta sexta-feira. A elite mundial das ondas grandes vai, assim, estar em competição nas ondas gigantes da Praia do Norte, naquela que será a primeira etapa a ser disputada na temporada 2018/19 do Big Wave Tour.

    Clica aqui para ver as nossas live cams na Nazaré (Praia da Vila ; Praia do Norte Panorâmica ; Praia do Norte).

    Depois de ontem ter sido dado o “alerta amarelo” para uma possível realização da prova na sexta-feira, esta manhã, e como mandam as regras, com 48 horas de antecedência, a WSL confirmou mesmo a realização do evento, que será disputado pela terceira época consecutiva no Canhão da Nazaré.

     

    “Temos estado a avaliar e a seguir de perto as condições”, começou por dizer Mike Parsons, comissário da WSL para o Big Wave Tour. “As previsões continuam a parecer favoráveis para sexta-feira. Esperamos ver ondas épicas e os surfistas a remarem para ondas entre os 25 e 35 pés [7 a 10 metros]. O swell e o vento esperados parecem reunir as condições ideias para um grande arranque de temporada”, frisou o experiente big rider.

    Na prova, estarão presentes mais de 20 surfistas 5 dos quais portugueses: Alex Botelho, António Silva, Nicolau Von Rupp, João Macedo e João Guedes. Alex estreiam-se como membro integrante da elite mundial de ondas grandes em 2018/19, enquanto os outros quatro surfistas lusos entram como wildcards. Da lista inicial apenas Hugo Vau vai falhar o evento.

    Entre as estrelas internacionais destacam-se nomes como o brasileiro Lucas Chumbo, que vai defender a vitória conquistada na temporada passada. Também o australiano Jamie Mitchell, vencedor em 2016, será um dos animadores do evento. O atual campeão mundial em título, o havaiano Billy Kemper, ou o multifacetado e waterman de respeito Kai Lenny serão outros dos grandes candidatos a destacarem-se nas ondas gigantes da Praia do Norte.

    Outro dos nomes sonantes é o brasileiro Rodrigo Koxa, que no ano passado bateu o recorde mundial do Guinness para a maior onda jamais surfada, ali mesmo na Praia do Norte. Os ex-campeões mundiais Makua Rothman, Grant Baker e Greg Longe também marcam presença entre a vasta lista big riders presentes.

    Entretanto, já são conhecidos os heats da ronda inaugural do Nazaré Challenge, com destaque para o heat 4, onde entre os seis surfistas em prova metade serão portugueses. Alex Botelho, Nic von Rupp e João Guedes estarão assim juntos a lutar pelos três lugares que dão acesso à fase seguinte. António Silva vai competir logo no heat inaugural e João de Macedo vai no heat 2.

    2018/2019 Nazaré Challenge Round 1 Matchups:
    Heat 1: 
    Billy Kemper (HAW), Lucas Chianca (BRA), Greg Long (USA), Nathan Florence (HAW), Francisco Porcella (ITA), Antonia Silva (PRT)
    Heat 2: Ian Walsh (HAW), Tom Lowe (GBR), Will Skudin (USA), Russell Bierke (AUS), João De Macedo (PRT), Rodrigo Koxa (BRA)
    Heat 3: Kai Lenny (HAW), Jamie Mitchell (AUS), Natxo Gonzalez (EUK), Jojo Roper (USA), Pedro Calado (BRA), Andrew Cotton (GBR)
    Heat 4: Makuakai Rothman (HAW), Alex Botelho (PRT), Grant Baker (ZAF), Nic Lamb (USA), Nic von Rupp (PRT), João Guedes (PRT)

    O Nazaré Challenge é uma das três etapas que compõem o Big Wave Tour em 2018/19. As outras duas são o Pe’ahi Challenge, em Maui, Havai, e ainda o Mavericks Challenge, no famoso pico californiano de Half Moon Bay.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram