Homepage

  • Parko renasce e vence em Haleiwa
    18 novembro 2018
    arrow
  • Campeão mundial de 2012 está na temporada de despedida e pode sair de cena com a quarta Triple Crown da carreira.
  • Foi a segunda vez na carreira que conseguiu vencer em Haleiwa. Mas, desta vez, o triunfo de Joel Parkinson na primeira prova da Triple Crown havaiana teve um gosto ainda mais especial. A fazer a temporada de despedida da elite mundial e do surf de competição, o campeão mundial de 2012 surgiu revigorado neste evento e levou mesmo o triunfo após uma final emocionante.

    Sem grandes resultados para amostra nos últimos anos, Parkinson mostrou a mestria de outros tempos e provou que no Havai é um dos melhores. Na final do QS10000 de Haleiwa, o experiente surfista australiano atingiu os 17,36 pontos, batendo toda a concorrência sem apelo nem agravo.  

    Para o triunfo final contribuiu e muito uma onda de 9,33 pontos, que acabou por fazer a diferença. O segundo classificado acabou por ser o jovem brasileiro Mateus Herdy, que foi a grande sensação do evento, acabando por entrar em lugares de qualificação para o WCT do próximo ano.

    O pódio ficou completo com o neozelandês Ricardo Christie, no 3.º posto, e o brasileiro Deivid Silva, no 4.º lugar. Apesar de não terem vencido, ambos terão carimbado praticamente a qualificação para o WCT, sobretudo no caso do segundo. Confirmado pela WSL está já o havaiano Seth Moniz, depois de mais um bom resultado alcançado.

    Depois de ter vencido a Triple Crown por três vezes consecutivas, entre 2008 e 2010, Parkinson começou assim da melhor forma o percurso na última Triple Crown da carreira e colocou-se em excelente posição para se despedir em grande das arenas do surf mundial. Em Sunset Beach, na segunda de três etapas, poderá vincar ainda mais o “momentum”.

    Após este penúltimo WQS da temporada, a armada lusa que ainda luta pelos primeiros postos do ranking, acabou por cair um pouco na hierarquia do WQS. Contudo, tanto Vasco Ribeiro, que é agora 32.º classificado, como Frederico Morais, atual 48.º, ainda estão em boa posição para terminarem o ano no top 10. Para tal será preciso um grande resultado em Sunset Beach, na última prova da época.

    Atual top 10 do WQS:

    1. Kanoa Igarashi**
    2. Seth Moniz*
    3. Ryan Callinan*
    4. Deivid Silva*
    5. Peterson Crisanto*
    6. Griffin Colapinto**
    7. Ricardo Christie
    8. Leonardo Fioravanti
    9. Jadson Andre
    10. Ethan Ewing
    11. Jorgann Couzinet
    12. Mateus Herdy

    *Qualificado
    **Em lugares de qualificação pelo WCT (dupla qualificação)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria