Homepage

  • Os cenários do título mundial de surf
    23 outubro 2018
    arrow
  • A partir do momento em que chegue à final em Pipeline, Medina já terá assegurado o segundo título da carreira.
  • Gabriel Medina perdeu uma grande possibilidade de se sagrar campeão mundial de surf de forma antecipada em Portugal. Depois da derrota nas meias-finais em Supertubos frente a Italo Ferreira, a decisão do título ficou automaticamente adiada para o Havai. Medina vai na frente, mas tem Julian Wilson e Filipe Toledo ainda na perseguição.

    Ora, perante este cenário, os requisitos de Medina até são “simples”, embora possam não ser assim tão fáceis, sobretudo para quem esteve somente a dois heats de garantir o título em Peniche. Para só depender dele próprio, Gabriel Medina vai ter de chegar à final do Pipe Masters.

    Caso não consiga esse requisito, o campeão mundial de 2014 irá ficar dependente dos resultados que conseguirem os rivais diretos, que neste momento se encontram totalmente empatados na vice-liderança do ranking. Se Medina perder nas meias-finais em Pipeline, Julian ou Toledo só serão campeões mundiais se vencerem o evento. Já se Medina for 5.º classificado ou pior, os rivais terão de fazer a final para lhe roubar o título.

    Contas que parecem simples, mas que irão, certamente, trazer ainda mais emoção à última de 11 etapas do World Tour 2018. Acima de tudo, porque falamos do palco dos palcos do surf mundial, a temida bancada de Pipeline. Curiosamente, foi lá que Gabriel Medina garantiu o título mundial de 2014. O surfista brasileiro já fez mesmo duas finais em Pipe, essa de 2014 e a de 2015, onde perdeu o título para Adriano de Souza, mas nunca venceu.

    Por lá, quem já venceu foi Julian Wilson, precisamente em 2014, quando perdeu a luta para Medina. Este poderá ser um ponto a favor do australiano nesta luta. Em sentido inverso, a história não joga a favor de Toledo. Além de ser o candidato que chega no pior momento de forma ao Havai, depois de duas derrotas seguidas na 3.ª ronda, o surfista brasileira nunca fez melhor que 5.º lugar em Pipeline. Se quiser, realmente, entrar nesta luta, terá de melhorar esse registo…

    Cenários para o título mundial:

    - Medina é automaticamente campeão mundial se chegar à final em Pipeline;

    - Medina é campeão mundial se perder nas meias-finais, mas Toledo e Julian Wilson não vençam o evento;

    - Medina é campeão mundial se fizer 5.º ou pior, mas Toledo e Juian Wilson não cheguem à final.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram