Homepage

  • Slater de regresso e no heat de Kikas em Pipe
    30 outubro 2018
    arrow
  • Começa assim a aquecer o ambiente para a etapa final do ano, aquele que ninguém vai querer perder, até por tudo o que está ainda em jogo. O período de espera do Pipe Masters arranca a 8 de dezembro e vai até 20 do mesmo mês.
  • Falta mais de um mês para a muito aguardada etapa final do World Tour 2018, em Pipeline, no Havai. No entanto, as movimentações já se fazem e a WSL acabou de anunciar que o 11 vezes campeão mundial Kelly Slater e o bicampeão mundial em título John John Florence estarão de regresso à competição na mítica prova havaiana.

    Com eles também irá regressar o brasileiro Caio Ibelli, outro dos surfistas que perdeu grande parte da temporada por lesão. Estes regressos trazem condimentos extra para a luta pelo título mundial, onde Gabriel Medina parte com vantagem sobre Julian Wilson e Filipe Toledo. Tudo irá ser decidido em Pipe, mas agora com verdadeiras ameaças pelo meio, até porque o seeding de Slater e John John será baixo.

    Quem também acabou por estar envolvido nestes regressos é o português Frederico Morais, que, para já, neste draw provisório, surge logo no heat inaugural do campeonato. Kikas irá ter pela frente um super heat, onde tem como adversários Jordy Smith, atual número 6 do Mundo, e ainda o regressado e múltiplo campeão em Pipeline Kelly Slater.

    Este é, certamente, um heat complicado para o surfista português, que chega ao Havai ainda na luta por carimbar a requalificação para o Tour de 2019. Atualmente no 21.º posto do ranking, Frederico precisa de avançar, pelo menos, duas rondas para se colocar em boa posição de requalificação, ou então, esperar pelos resultados de terceiros.

    No que diz respeito à corrida pelo título, Toledo será o primeiro a entrar em ação, estando no heat 4 juntamente com o australiano Matt Wilkinson e o compatriota Caio Ibelli. No heat seguinte Julian Wilson enfrentará o brasileiro Tomas Hermes e um dos dois wildcards que virão dos Pipe Trials. E, por fim, o líder mundial Gabriel Medina está no heat 6, onde terá de medir forças com o australiano Connor O’Leary e com o outro wildcard do evento.

    A única ausência, para já, confirmada é a de Adriano de Souza, campeão mundial em 2015 e vencedor do Pipe Masters nesse mesmo ano. O surfista brasileiro lesionou-se gravemente num joelho em Peniche e só regressará à competição na próxima época. Mineiro vai ser substituído pelo compatriota Miguel Pupo, que tem sido um dos substitutos do Tour nesta época, sendo também o último surfista do ranking ainda com possibilidades matemáticas de conseguir a qualificação.

    Começa assim a aquecer o ambiente para a etapa final do ano, aquele que ninguém vai querer perder, até por tudo o que está ainda em jogo. O período de espera do Pipe Masters arranca a 8 de dezembro e vai até 20 do mesmo mês.

    Heat draw da 1.ª ronda do Pipe Masters:

    Heat 1: Jordy Smith (ZAF), Frederico Morais (PRT), Kelly Slater (USA)
    Heat 2: Owen Wright (AUS), Yago Dora (BRA), Miguel Pupo (BRA)
    Heat 3: Italo Ferreira (BRA), Joan Duru (FRA), Keanu Asing (HAW)
    Heat 4: Filipe Toledo (BRA), Matt Wilkinson (AUS), Caio Ibelli (BRA)
    Heat 5: Julian Wilson (AUS), Tomas Hermes (BRA), Wildcard
    Heat 6: Gabriel Medina (BRA), Connor O'Leary (AUS), Wildcard
    Heat 7: Wade Carmichael (AUS), Griffin Colapinto (USA), John John Florence (HAW)
    Heat 8: Kanoa Igarashi (JPN), Sebastian Zietz (HAW), Michael February (ZAF)
    Heat 9: Michel Bourez (PYF), Ezekiel Lau (HAW), Ian Gouveia (BRA)
    Heat 10: Conner Coffin (USA), Jeremy Flores (FRA), Jesse Mendes (BRA)
    Heat 11: Kolohe Andino (USA), Adrian Buchan (AUS), Joel Parkinson (AUS)
    Heat 12: Willian Cardoso (BRA), Michael Rodrigues (BRA), Patrick Gudauskas (USA)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram