Homepage

  • Revelados heats do MEO Rip Curl Pro Portugal
    14 outubro 2018
    arrow
  • Como já vem sendo hábito ao longo dos anos, os surfistas portugueses vão entrar indiretamente na disputa pelo título mundial.
  • Ficaram este domingo a ser conhecidos os heats da primeira ronda do MEO Rip Curl Pro Portugal 2018, com os três surfistas portugueses que estão em prova a saberem já quem vão defrontar na ronda inaugural em Peniche.

    Desfeito ficou também o mistério da ausência de última hora, que permitiu a Vasco Ribeiro entrar em prova frente aos melhores do Mundo. O australiano e campeão mundial de 2012 Joel Parkinson não vem até Peniche, tal como acontece com o compatriota Mikey Wright, que tem sido “wildcard residente” durante o WCT 2018.

    Se a ausência do mano mais novo dos Wright é fácil de perceber, uma vez que com os quartos-de-final alcançados em França Mikey subiu ao 8.º posto do ranking e garantiu a entrada no WCT do próximo ano, mais difícil é a situação de Parko, que também já tinha falhado a etapa brasileira sem aparente explicação.

    Além de Vasco Ribeiro, o australiano Ryan Callinan, que está a viver um mês excecional, também ganhou um convite para entrar em prova, sendo que ambos se juntam ao português Miguel Blanco (MEO – campeão nacional) e ao jovem brasileiro Samuel Pupo (Rip Curl), que eram os wildcards já conhecidos.

    Dessa forma, Frederico Morais, que chega a Peniche no 22.º posto e mesmo no limite da qualificação para 2019, será o primeiro português a entrar em prova. Kikas vai competir no heat 3 frente aos brasileiros Italo Ferreira, atual número 4 do Mundo, e Wiggolly Dantas, que é um dos dois suplentes do Tour – o outro é Miguel Pupo – que beneficiaram das ausências de Kelly Slater, John John Florence e Caio Ibelli para entrar em prova.

    Depois, como já vem sendo hábito ao longo dos anos, os surfistas portugueses vão entrar indiretamente na disputa pelo título mundial. No heat 4 Vasco Ribeiro vai ter pela frente o australiano e número 3 mundial Julian Wilson e o também aussie Connor O'Leary.

    Já no heat 5 vai estar Miguel Blanco que terá pela frente os brasileiros Filipe Toledo, atual número 2 mundial, após ter perdido a liderança em França, e Tomas Hermes, número 24 e um dos que está na luta pela qualificação juntamente com Frederico.

    No heat 6 todas as atenções vão estar sobre Gabriel Medina, uma vez que o campeão mundial de 2014 e atual campeão em título do MEO Rip Curl Pro Portugal subiu à liderança do ranking na última etapa. Pela frente a super estrela brasileira vai ter o norte-americano Pat Gudauskas e ainda o outro wildcard do evento, o brasileiro Samuel Pupo.

    O primeiro heat de todos irá contas com a presença do australiano Owen Wright, do havaiano Zeke Lau e ainda do australiano Ryan Callinan, que vem de um triunfo no QS10000 da Ericeira, que lhe garantiu logo o regresso à elite mundial em 2019, e de uma final disputada na etapa francesa, onde também foi wildcard.

    Destaque ainda para o heat 11, onde o japonês – e um pouco português – Kanoa Igarashi vai enfrentar o brasileiro Adriano de Souza, que foi campeão mundial em 2015 e vencedor em Peniche em 2011, e ainda o australiano Matt Wilkinson, que este não passou de candidato ao título a uma situação de apuros, pois está bem longe do “cut” de qualificação.

    Está, assim, tudo a postos para começar a festa do surf mundial em Portugal. O período de espera do MEO Rip Curl Pro Portugal 2018 arranca na terça-feira e prolonga-se até dia 27 de outubro. Contudo, parece que vamos ter um início de semana animado em Supertubos, de acordo com as previsões. Ou seja, espetáculo garantido!

    Lista de heats da 1.ª ronda do MEO Rip Curl Pro Portugal:

    H1: Owen Wright (AUS) x Zeke Lau (HAW) x Ryan Callinan (AUS);
    H2: Jordy Smith (AFS) x Yago Dora (BRA) x Keanu Asing (HAW);
    H3: Italo Ferreira (BRA) x Frederico Morais (PRT) x Wiggolly Dantas (BRA);
    H4: Julian Wilson (AUS) x Connor O’Leary (AUS) x Vasco Ribeiro (PRT);
    H5: Filipe Toledo (BRA) x Tomas Hermes (BRA) x Miguel Blanco (PRT);
    H6: Gabriel Medina (BRA) x Pat Gudauskas (EUA) x Samuel Pupo (BRA);
    H7: Wade Carmichael (AUS) x Adrian Buchan (AUS) x Miguel Pupo (BRA);
    H8: Conner Coffin (EUA) x Jeremy Flores (FRA) x Joan Duru (FRA);
    H9: Kolohe Andino (EUA) x Griffin Colapinto (EUA) x Jesse Mendes (BRA);
    H10: Willian Cardoso (BRA) x Sebastian Zietz (HAW) x Ian Gouveia (BRA);
    H11: Kanoa Igarashi (JAP) x Adriano de Souza (BRA) x Matt Wilkinson (AUS);
    H12: Michel Bourez (TAH) x Michael Rodrigues (BRA) x Michael February (AFS).

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram