Homepage

  • Italo adia título de Medina e vence em Peniche
    20 outubro 2018
    arrow
  • Esta foi a terceira vitória da temporada para Italo Ferreira, depois de vencer em Bells Beach e Bali, e a primeira em Supertubos, onde já havia feito a final de 2015.
  • Italo Ferreira, atual número 4 do Mundo, alcançou, este sábado, o triunfo no MEO Rip Curl Pro Portugal. O surfista brasileiro voou, literalmente, para o triunfo em Peniche, depois de uma grande exibição de surf progressivo, onde pelo caminho levou de vencido o compatriota Gabriel Medina, adiando assim a decisão do título para o Havai.

    Esta foi a terceira vitória da temporada para Italo Ferreira, depois de vencer em Bells Beach e Bali, e a primeira em Supertubos, onde já havia feito a final de 2015 – perdida para Filipe Toledo. Desta vez, Italo não vacilou e levou de vencido na final o francês Joan Duru, que foi a grande surpresa do evento português. Italo Ferreira sucede assim a Gabriel Medina como vencedor em Peniche, ele que é o novo vencedor diferente em 10 edições desta etapa.

    Num dia final marcado por condições pequenas, onde se destacaram as rampas para os mais técnicos protagonizarem manobras aéreas, Italo começou logo a dar nas vistas nos quartos-de-final, quando eliminou Michel Bourez. Seguiu-se o triunfo dramático frente a Medina, com um full rotation já bem perto do final, avaliado acima dos 9 pontos. Uma vitória que acabou por impedir o compatriota de chegar ao título mundial já em Portugal.

    Medina ficou ainda mais perto do título, depois da derrota de Julian Wilson nos quartos-de-final frente a Joan Duru. Contudo, o brasileiro, que já conta no currículo com o título mundial de 2014, não aproveitou a oportunidade. O título vai ser assim decidido no Havai. No entanto, Medina aumentou a vantagem para a concorrência, tendo pela frente um requisito ainda mais baixo para chegar ao título, com Toledo e Julian praticamente colados na 2.ª posição.

    Depois do balde de água fria em Supetubos, com a derrota de Medina, que voltou a ter Neymar na plateia, ainda houve tempo para Duru voltar a surpreender um dos favoritos, desta vez Owen Wright. Mas na final acabaram-se as surpresas e Italo Ferreira voltou a voar mais alto que a concorrência para levar o triunfo para casa.

    “É incrível, não consigo acreditar. No meu primeiro ano no CT, fiquei em 2º lugar e, desta vez, consegui vencer. Obrigado Portugal e a todos os presentes aqui na praia, obrigado família e amigos. Estou muito entusiasmado. Foi um ano de loucos para mim: consegui algumas vitórias e também tive alguns maus resultados. Mas, estou a viver o meu sonho e este é a melhor sensação no Mundo!” Afirmou o vencedor do MEO Rip Curl Pro Portugal, depois da final.

    Este é um triunfo que vem coroar a fantástica temporada do goofy brasileiro, que é o primeiro surfista a vencer três etapas no Tour de 2018. Italo só não está mesmo na disputa pelo título, porque em seis das outras etapas não conseguiu sequer ultrapassar a 3.ª ronda – pelo meio tem ainda um 5.º lugar.

    Quanto às contas da qualificação, a derrota de Wilko nos quartos-de-final frente a Medina foi uma pequena “ajuda” para Frederico Morais, embora a campanha de Duru tenha aproximado o francês do “cut”, colocando assim mais um adversário para o português no caminho da requalificação para o WCT 2019. Tudo vai ser decidido, agora, no Havai.

    MEO Rip Curl Pro Portugal resultado da final:

    1 - Ítalo Ferreira (BRA) 15.93

    2 - Joan Duru (FRA) 10.77

    MEO Rip Curl Pro Portugal resultados das meias-finais:

    SF 1: Italo Ferreira (BRA) 16.47 def. Gabriel Medina (BRA) 14.73

    SF 2: Joan Duru (FRA) 13.60 def. Owen Wright (AUS) 12.00

    MEO Rip Curl Pro Portugal resultados dos quartos-de-final:

    QF 1: Italo Ferreira (BRA) 16.10 def. Michel Bourez (PYF) 5.20

    QF 2: Gabriel Medina (BRA) 16.16 def. Matt Wilkinson (AUS) 11.03

    QF 3: Joan Duru (FRA) 11.57 def. Julian Wilson (AUS) 5.10

    QF 4: Owen Wright (AUS) 11.17 def. Kanoa Igarashi (JPN) 4

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas