Homepage

  • Tudo a postos para o MEO Rip Curl Pro Portugal!
    15 outubro 2018
    arrow
  • Na edição deste ano do MEO Rip Curl Pro Portugal, assinala-se a sua décima edição desde que Peniche passou a integrar o calendário do circuito mundial de surf.
  • Os melhores surfistas do Mundo estão de regresso a Portugal, entre os dias 16 e 27 de outubro, para competir no MEO Rip Curl Pro Portugal, penúltima etapa do circuito mundial de surf (CT) da World Surf League (WSL). Numa edição que marca a décima vez consecutiva que a elite do surf compete em Peniche, a corrida ao título mundial chega em aberto à praia de Supertubos e com mais dois portugueses para dar luta aos melhores surfistas do Mundo onde está também o português Frederico Morais.

    Na edição deste ano do MEO Rip Curl Pro Portugal, assinala-se a sua décima edição desde que Peniche passou a integrar o calendário do circuito mundial de surf. Em 2009, foi conseguida uma licença móvel, mas pouco foi preciso para que, em 2010, se tornasse paragem obrigatória do calendário mundial, não só pela qualidade irrefutável das ondas como também pelo potencial de surf do próprio país (costa, condições climatéricas, proximidade/acessibilidade, gastronomia e cultura). Peniche passou a ser uma etapa decisiva, sendo a penúltima etapa do circuito, definindo e até a coroando campeões mundiais, femininos e masculinos.

    “É com enorme prazer que Peniche recebe a 10ª edição consecutiva do MEO Rip Curl Pro Portugal. Um evento marcante para Peniche, para a região Oeste e para Portugal. Os melhores surfistas do mundo confluem na Capital da Onda e as previsões apontam para um espetáculo de grandes sensações e de enorme qualidade. A par de toda a atratividade do Surf Village em Supertubos, desafiamos e convidamos todos os visitantes a partilharem na nossa companhia o 1º Festival de Gastronomia de Bordo que se realizará no Mercado Municipal de Peniche de 19 a 21 de outubro, a partir das 17.00 horas. Venham comemorar connosco 10 edições de campeonato mundial ao mais alto nível na praia conhecida como o Pipeline Europeu, aproveitando também uma nova oportunidade para saborearem alguns dos novos e melhores petiscos do litoral português. Sejam bem-vindos a Peniche e ao Oeste de Portugal.” Afirma o presidente da Câmara Municipal de Peniche, Henrique Bertino.

    À chegada à praia de Supertubos, o brasileiro Gabriel Medina, campeão mundial de 2014 e campeão em título do MEO Rip Curl Pro Portugal, é o novo líder do ranking, depois de ter ultrapassado o compatriota Filipe Toledo, vencedor em Peniche em 2015, na etapa anterior. O australiano Julian Wilson, vencedor da etapa portuguesa em 2012, fecha o pódio, depois ter regressado à corrida pelo troféu de campeão do Mundo com a vitória em França na semana passada. Menos de 5000 pontos separam Medina e Wilson, com 320 a separar a dupla brasileira. Para Gabriel Medina ser já campeão mundial em Portugal, o brasileiro terá de ganhar o evento e esperar que Filipe Toledo não faça melhor que um 9º lugar e Julian Wilson não faça melhor que um 3º lugar. Caso Medina seja 2º ou pior, a decisão do título fica adiado. O MEO Rip Curl Pro Portugal será, então, crucial na definição do campeão do Mundo de 2018.

    “É a décima edição em que as marcas da Altice Portugal andam de mãos dadas com as ondas de Peniche. Estivemos cá em 2009, no momento zero, a acreditar na importância da nossa associação à imagem, espírito e lifestyle conotados com o surf e com o seu público. E cá continuamos a renovar mais um ano de MEO Rip Curl Pro Portugal com o entusiasmo do primeiro dia. Com a tecnologia da Altice Portugal continuaremos a levar a todo o mundo e a todos os portugueses as ondas de Supertubos e as performances dos nossos Frederico Morais, Miguel Blanco e Vasco Ribeiro. Para eles votos especiais de boa sorte e boas ondas”. Deseja João Epifânio, CSO B2C da Altice Portugal.

    As boas notícias para o público português, que todos os anos acorre a Peniche aos milhares, são que para além de Frederico Morais, competidor a tempo inteiro no CT, também Miguel Blanco, campeão nacional da Liga MEO Surf 2018, e Vasco Ribeiro, atualmente o melhor surfista português no circuito mundial de qualificação (QS) em 20º, vão competir.

    “Peniche reflete o espírito da Rip Curl, por isso viemos aqui em 2009. Depois, devido à qualidade das nossas ondas e ao diamante que é Supertubos, ficámos aqui. Em termos de infraestruturas e condições para receber um campeonato mundial, é quase inigualável. Com o apoio de todos os nossos parceiros, porque não seria possível de outra forma num evento desta dimensão e com este número de pessoas envolvido, conseguimos estar aqui dez edições e espero que fiquemos outras dez!” aponta José Farinha, representante em Portugal da Rip Curl.

    No MEO Rip Curl Pro Portugal, trabalham aproximadamente 400 pessoas diretamente no evento, sendo que as montagens do mesmo começam um mês antes, com 70 pessoas a trabalhar nas montagens.

    “Tem sido um caminho espetacular e muito gratificante. Passarmos de uma licença móvel para paragem obrigatória significou termos posto Portugal como destino de surf mundial.  Há duas vertentes que acabam por se unir de forma crucial: a modalidade em si, o despertar para a modalidade, para este Lifestyle, não só pela prática do desporto mas também pelo contacto com a natureza, o aproveitamento desta costa lindíssima, como também as condições peculiares do nosso País: clima, distâncias curtas, tradição e gastronomia. Nós, portugueses já sabíamos disto, e o nosso trabalho foi apenas mostrar à elite mundial de surf e consequentemente ao “mundo” o que já sabíamos. Tenho que agradecer aos parceiros, queles que em 2009 se atiraram connosco nesta aventura, que acreditaram, apostaram, investiram e de tudo têm feito para irmos, juntos mais além. Vamos arrancar com a décima edição, as condições previstas são excecionais, e só posso desejar boa sorte a todos os surfistas.” Declara Francisco Spinola, representante europeu da WSL.

    A organização reunirá na terça-feira, dia 16, pelas 7:45, na Praia dos Supertubos, para avaliação das condições, com um possível início às 08:05.

    O MEO Rip Curl Pro Portugal conta com o apoio do Turismo de Portugal, Turismo do Oeste, Câmara Municipal de Peniche, MEO, Rip Curl, Jeep, Corona e EDP.

    Heats do round 1 do MEO Rip Curl Pro Portugal:

    Heat 1: Owen  Wright (AUS) vs Ezekiel Lau (HAW) vs Ryan Callinan (AUS)
    Heat 2: Jordy Smith (ZAF) vs Yago Dora (BRA) vs Keanu  Asing (HAW)
    Heat 3: Italo Ferreira (BRA) vs Frederico Morais (PRT) vs Wiggolly Dantas (BRA)
    Heat 4: Julian Wilson (AUS) vs Connor O'Leary (AUS) vs Vasco Ribeiro (PRT)
    Heat 5: Filipe Toledo (BRA) vs Tomas Hermes (BRA) vs Miguel Blanco (PRT)
    Heat 6: Gabriel Medina (BRA) vs Patrick Gudauskas (USA) vs Samuel Pupo (BRA)
    Heat 7: Wade Carmichael (AUS) vs Adrian  Buchan (AUS) vs Miguel  Pupo (BRA)
    Heat 8: Conner  Coffin (USA) vs Griffin Colapinto (USA) vs Joan Duru (FRA)
    Heat 9: Kolohe Andino (USA) vs Jeremy Flores (FRA) vs Ian Gouveia (BRA)
    Heat 10: Willian Cardoso (BRA) vs Sebastian Zietz (HAW) vs Jesse Mendes (BRA)
    Heat 11: Kanoa Igarashi (JPN) vs Adriano De Souza (BRA) vs Matt Wilkinson (AUS)
    Heat 12: Michel Bourez (PYF) vs Michael Rodrigues (BRA) vs Michael February (ZAF)

    Ranking Mundial do CT

    1. Gabriel Medina (BRA), 51.770 pontos
    2. Felipe Toledo (BRA), 51.450 pontos
    3. Julian Wilson (AUS), 47.125 pontos
    4. Ítalo Ferreira (BRA), 33.490 pontos
    5. Jordy Smith (ADS), 32.020 pontos

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, e encontra tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria