Homepage


-
Estreia de Kikas no Surf Ranch com hora marcada05 setembro 2018

- Kikas irá surfar a primeira onda às 22h18 de Portugal Continental. Regressa depois às 22h42 para surfar mais duas ondas, completando assim as duas primeiras runs.
-
É já amanhã, quinta-feira, que arranca o muito aguardado Surf Ranch Pro. A prova que irá ser disputada na piscina de ondas desenvolvida por Kelly Slater, em Lemoore, na Califórnia, e que contará pela primeira vez para o World Tour, vai apresentar um novo formato, um pouco diferente do que estamos habituados e mais próximo de uma realidade olímpica. A WSL já divulgou todos os pormenores, incluindo o calendário das horas a que os surfistas vão competir.
Dessa forma, o nosso Frederico Morais já sabe que vai ser um dos últimos a entrar em ação esta quinta-feira, dia dedicado apenas à segunda metade do ranking. Os tops só irão entrar na sexta-feira. Nestes dois primeiros dias serão disputadas apenas duas das três runs totais da fase de qualificação. O sábado ficará dedicado à terceira run, onde os surfistas já estarão ordenados pela posição que ocupam em prova e não pelo ranking.
Caso não existam percalços no sistema - e estão programados intervalos bem grandes a determinadas alturas da prova, mais concretamente dois por dia, com a duração de uma hora cada - Kikas irá surfar a primeira onda às 22h18 de Portugal Continental. Nessa primeira entrada na água surfa uma esquerda e uma direita e regressa depois, às 22h42 para surfar mais duas ondas, completando assim as duas primeiras runs.
A WSL anunciou ainda a divisão da entrada dos surfistas em prova por heats de 3, ou seja, no grupo de Frederico estão também os brasileiros Yago Dora e Adriano de Souza. O primeiro “heat” será composto pelo japonês Hiroto Ohhara, que será o primeiro a entrar na água, Kelly Slater e Miguel Pupo. São cinco heats no total, antes de ser a vez do grupo do português. Os três surfistas fazem a primeira run por ordem de ranking, passando depois à segunda run, antes de entrar outro grupo na água.
Após estar fechada ao público no primeiro dia do evento, o Surf Ranch Pro vai abrir as portas na sexta-feira, dia em que entra em ação o top 18 do World Tour e também a prova feminina. No sábado será o dia das decisões para saber quem avança ou não para as finais. Neste dia ainda não é possível saber a que horas entra Kikas para a última run, uma vez que dependerá da posição em que se encontrar na prova, sendo que a entrada na água será feita do último para o primeiro.
No ar ainda está a dúvida de como a WSL vai atribuir as pontuações ao que ficarem pelo caminho. Ficam todos com a mesma pontuação do 9.º ao 36.º posto? Talvez no final saberemos…
No domingo acontecerá a final e serão conhecidos os primeiros campeões no Surf Ranch. Para esta fase apenas se apuram os oito melhores surfistas masculinos e quatro melhores surfistas femininas. São eles que vão disputar o triunfo da prova norte-americana, através do mesmo formato da qualificação: cada um vai surfar seis ondas, três direitas e três esquerdas, e o score irá resultar do somatório da melhor esquerda com a melhor direita.
Destaque ainda para a realização de uma Expression Session de Longboard na sexta-feira, assim como para uma Expression Session de aéreos no sábado. O sábado será fechado com um concerto da mítica banda Blink 182. As finais estão assim marcadas para domingo, por volta das 23h30 portuguesas.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram