Homepage

  • Tomás avança na Ericeira; Blanco eliminado
    25 setembro 2018
    arrow
  • Dia 2 do EDP Billabong Pro Ericeira ficou marcado pela estreia fulgurante de Gabriel Medina, que também já está nos 48 surfistas finais.
  • A praia de Ribeira d’Ilhas voltou a oferecer condições divertidas, esta terça-feira, no segundo dia do EDP Billabong Pro Ericeira, prova de estatuto máximo (QS10000) do WQS, que decorre até domingo na Ericeira. Depois de uma estreia bastante positiva, a armada lusa viveu hoje um dia agridoce, com Tomás Fernandes a conseguir seguir para a 3.ª ronda, mas com Miguel Blanco a ser eliminado.

    Depois de ontem ter vencido o heat 5 da ronda inaugural, onde deixou Tomás no 2.º posto, Blanco acabou por ver a prestação nesta importante etapa chegar ao fim. O surfista de Cascais esteve em ação no heat 13, onde foi bastante criterioso, mas acabou por não conseguir apanhar uma onda que lhe garantisse a qualificação.

    Blanco terminou a disputa com apenas 9,33 pontos, vendo a vitória sorrir ao japonês Kanoa Igarashi, que faz parte do WCT, com 15 pontos. Quem também seguiu em frente foi o australiano Soli Bailey (12,30), enquanto o havaiano Josh Moniz (11,90) ficou pelo caminho. Com esta eliminação, Miguel Blanco fecha a participação na Ericeira com um 73.º posto, que lhe garante 550 pontos para o ranking e, talvez, a continuidade no top 100 mundial.

    Meia hora depois, no heat 15, entrou na água Tomás Fernandes, que utilizou o conhecimento local para iniciar o heat em grande, com uma onda de 7 pontos. Tomás foi gerindo depois a situação e fechou a qualificação e triunfo no heat com uma onda de 5,70 pontos, terminando com um score de 12,70, à frente do italiano Leo Fioravanti (11). Pelo caminho ficou o brasileiro e top do WCT Jesse Mendes (8,64) e ainda o costarriquenho Noe Mar McGonagle (8,46).

    “O público tem sido incrível”, começou por frisar Tomás, sobre as muitas pessoas que se têm deslocado a Ribeira d’Ilhas para assistir ao campeonato. “Cada vez que começo a remar consigo logo ouvir todos a apoiarem-me, o que me dá ainda mais força. Estou feliz por ter passado e espero fazer ainda melhor na próxima ronda. Esta é uma onda especial para mim, que considero uma das melhores do Mundo”, frisou o surfista local.

    Tomás conseguiu assim avançar para uma fase onde já só estão 48 surfistas em prova. Na próxima ronda o surfista da Ericeira vai competir no heat 8, onde terá pela frente o peruano Alonso Correa, o norte-americano Ian Crane e o australiano Soli Bailey. Para já, o jovem português tem garantidos, pelo menos, 1000 pontos, o que lhe irá garantir uma séria aproximação ao top 100 mundial, quase dois anos depois de lá ter estado pela última vez.

    Com a ondulação a cair ao longo do dia e com a mudança da maré, a prova acabou por ser interrompida após o heat 16. O que fez com que a estreia de Frederico Morais e Vasco Ribeiro fosse adiada para quarta-feira, caso as condições assim o permitam. É espera a chegada de um swell já amanhã, mas mais ao final do dia, pelo que ainda é incerto perceber se os seis heats em falta da 2.ª ronda irão ser disputados.

    Nos nove heats disputados esta terça-feira um dos grandes destaques vai para a estreia de Gabriel Medina. O campeão mundial de 2014 e atual número 2 mundial esteve em grande forma no heat 12, que venceu com 13,83 pontos, incluindo uma onda de 8,60. Mas a melhor performance do dia pertenceu ao jovem australiano e ex-top do WCT Ethan Ewing, com uma nota de 9 pontos e um score de 16,33 – o mais alto da competição até ao momento.

    Em sentido inverso, houve já top seeds a ficarem pelo caminho. Além do já referido Jesse Mendes, Michael Rodrigues e Michael February foram os outros surfistas do WCT a perder de primeira. Outras das surpresas pela negativa foram as eliminações do brasileiro Alejo Muniz, atual número 6 do ranking do WQS, e também do havaiano e atual líder do ranking Seth Moniz, que ontem foi eliminado no último heat do dia.

    A próxima chamada está marcada para amanhã às 7h30, tal como tem acontecido todos os dias. Contudo, resta perceber se as condições vão permitir o regresso da ação à água, ou se será necessário esperar pela tarde e pela chegada do swell, que promete muita ação em Ribeira d’Ilhas durante os próximos dias.

    A ação do EDP Billabong Pro Ericeira pode ser acompanhada em http://www.worldsurfleague.com.

    REMAINING EDP BILLABONG PRO ERICEIRA ROUND 2 MATCHUPS:
    Heat 17:  Ezekiel Lau (HAW), Maxime Huscenot (FRA), Aritz Aranburu (ESP), Jordan Lawler (AUS) 
    Heat 18:  Matt Wilkinson (AUS), Thiago Camarao (BRA), Jeronimo Vargas (BRA), Jake Marshall (USA) 
    Heat 19:  Keanu Asing (HAW), Reef Heazlewood (AUS), Tanner Gudauskas (USA), Josh Burke (BRB) 
    Heat 20:  Adriano De Souza (BRA), Barron Mamiya (HAW), Jacob Willcox (AUS), Gony Zubizarreta (ESP) 
    Heat 21: Frederico Morais (PRT), Charly Martin (FRA), Davey Cathels (AUS), Lucas Silveira (BRA) 
    Heat 22: Patrick Gudauskas (USA), Nat Young (USA), Jackson Baker (AUS), Gatien Delahaye (FRA) 
    Heat 23: Jadson Andre (BRA), Jack Freestone (AUS), Tanner Hendrickson (HAW), Tomas Tudela (PER) 
    Heat 24: Willian Cardoso (BRA), Vasco Ribeiro (PRT), Flavio Nakagima (BRA), Kalani Ball (AUS)

    REMAINING EDP BILLABONG PRO ERICEIRA ROUND 2 RESULTS:
    Heat 8: Stuart Kennedy (AUS) 13.06, Cooper Chapman (AUS) 12.30, Michael Rodrigues (BRA) 7.56, Marcos Correa (BRA) 7.30
    Heat 9: Connor O'Leary (AUS) 10.83, Marco Fernandez (BRA) 10.26, Luel Felipe (BRA) 10.16, Dion Atkinson (AUS) 8.60
    Heat 10: Ethan Ewing (AUS) 16.33, Mateus Herdy (BRA) 12.30, Michael February (ZAF) 11.24, Michael Dunphy (USA) 10.96
    Heat 11: Jorgann Couzinet (FRA) 12.30, Kei Kobayashi (USA) 12.07, Mikey Wright (AUS) 11.30, Wiggolly Dantas (BRA) 7.93
    Heat 12: Gabriel Medina (BRA) 13.83, Cam Richards (USA) 13.40, Ramzi Boukhiam (MAR) 11.93, Finn McGill (HAW) 9.90
    Heat 13: Kanoa Igarashi (JPN) 15.00, Soli Bailey (AUS) 12.30, Joshua Moniz (HAW) 11.90, Miguel Blanco (PRT) 9.33
    Heat 14: Evan Geiselman (USA) 13.13, Ian Crane (USA) 12.40, Alejo Muniz (BRA) 10.43, David Van Zyl (ZAF) 9.93
    Heat 15: Tomas Fernandes (PRT) 12.70, Leonardo Fioravanti (ITA) 11.00, Jesse Mendes (BRA) 8.64, Noe Mar McGonagle (CRI) 8.46
    Heat 16: Alonso Correa (PER) 14.27, Tomas Hermes (BRA) 4.87, Weslley Dantas (BRA) 7.73, Imaikalani Devault (HAW) 6.66

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria