Homepage

  • Está aí o Mundial de Masters dos Açores
    13 setembro 2018
    arrow
  • Formato da competição e lista de heats já foram revelados pela WSL, com Dapin a estar entre as lendas que vão competir nos Areais de Santa Bárbara.
  • É já na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, que será dado o tiro de partida para aquela que promete ser uma das provas do ano da WSL. A praia dos Areais de Santa Bárbara, em Ribeira Grande, São Miguel, foi o palco escolhido para reativar o Mundial de Masters da WSL, sendo em prova nos Açores vão estar algumas das maiores lendas da história do surf mundial.

    Este evento serve também para festejar o 10.º aniversário da chegada das competições internacionais aos Açores, fazendo-se este ano uma “pausa” nos eventos do WQS, que deverão regressar já no próximo ano. Assim sendo, desta vez serão nomes como Tom Curren, Sunny Garcia, Simon Andersen, Fábio Gouveia ou Layne Beachley a dar espetáculo nas ondas açorianas.

    Entre esta elite de lendas estará também o português João Alexandre “Dapin”, um dos maiores nomes da história do surf nacional, que recebeu o convite para se juntar a esta verdadeira parada de estrelas. Dapin vai competir em Masters e na primeira fase do evento irá enfrentar primeiramente Sunny Garcia, depois Luke Egan e, por fim, ainda medirá forças com Dave Macaulay.

    Isto porque este evento terá um formato um pouco diferente daquele a que estamos habituados nas competições da WSL. O Tour Manager Renato Hickel já explicou como se irá desenrolar o evento, com uma primeira fase em “round robin”. Esta fase inicial, no caso da prova Masters, está dividida em três grupos de quatro surfistas e em cada grupo todos os surfistas se enfrentam, o que dá três heats a cada um.

    Os dois primeiros de cada grupo, ou seja, os que conseguirem o melhor score após os três heats disputados avançam para as meias-finais, que terá seis surfistas. No entanto, para a final apenas se apuram os dois melhores surfistas. O mesmo acontece na categoria Grand Masters, onde cada um dos três grupos tem apenas três surfistas.

    Já a prova feminina será dividida por apenas dois grupos de três surfistas, apurando-se as quatro melhores surfistas das seis em prova para as meias-finais. Além da sete vezes campeã mundial Layne Beachley os outros nomes em prova serão Paum Burridge, Pauline Menczer, Rochelle Ballard, Freida Zamba e Jodie Cooper.

    Entretanto, a WSL também já disponibilizou no seu canal de youtube vídeos com os perfis dos participantes neste muito aguardado Mundial de Masters, onde os mais novos e menos familiarizados com estas lendas do surf mundial podem ficar a conhecer um pouco melhor da riqueza que vai estar a espalhar magia durante a próxima semana nas ondas dos Açores.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram