Homepage

  • Lendas do surf já competem nos Açores
    19 setembro 2018
    arrow
  • Em prova neste dia inaugural estiveram vários nomes sonantes, com o principal destaque a ser o australiano Jake Paterson, que garantiu o melhor score do dia.
  • Arrancou esta segunda-feira em São Miguel, nos Açores, o Mundial de Masters da WSL, que trouxe até às ondas açorianas várias lendas do surf mundial, incluindo alguns ex-campeões mundiais, como Tom Curren, Sunny Garcia ou Layne Beachley. Em prova está também o histórico surfista português João Alexandre “Dapin”, que se estreou no evento com um triunfo.

    Dapin está inserido no grupo 1 da ronda inaugural de Masters, com o formato do evento a ser em round robin, ou seja, todos os surfistas do grupo se enfrentam nesta primeira fase. O primeiro adversário do surfista português foi o australiano Dave Macaulay, num heat que acabou por dominar.

    O goofy de Carcavelos começou melhor o heat e até final apenas teve de gerir, carimbando o triunfo já na ponta final, perante a aproximação de Macaulay. Dapin somou 10,16 pontos contra 8,92 do adversário. Foi o sexto melhor score do dia entre todos os surfistas, o que coloca o surfista luso em lugar de qualificação para as meias-finais.

    No outro heat deste grupo 1 Sunny Garcia foi derrotado por Luke Egan, embora ambos tenham conseguido scores acima do alcançado por Dapin. O próximo adversário de João Alexandre será o havaiano e campeão mundial de 2000 Sunny Garcia. Na última ronda deste grupo 1 Dapin mede forças com Luke Egan.

    Em prova neste dia inaugural estiveram outros nomes sonantes, com o principal destaque a ser o australiano Jake Paterson, que, com 14,7 pontos, venceu o brasileiro Fábio Gouveia e garantiu o melhor score do dia, colocando-se no primeiro posto da qualificação. Quem também venceu na estreia foi Tom Curren, mas os 6,3 pontos obtidos dão-lhe apenas o décimo melhor registo entre os 12 surfistas em prova - apenas 6 avançam para a fase seguinte.

    Depois de cumprida a primeira jornada de heats da ronda inaugural de Masters, a prova prosseguiu com o campeonato de Grand Masters, que conta com a presença de 9 surfistas com + de 55 anos. Após duas jornadas realizadas, o grande destaque acabou por ser o australiano Rob Bain, com dois triunfos, nos quais fez um score acima de 14 pontos e outro acima de 12.

    Quem também conseguiu duas vitórias nesta categoria, embora com score menores, na casa dos 10 pontos, foi o compatriota Simon Anderson, ele que ficou famoso pela invenção da Thruster, também conhecida por tri fin. Quem não esteve tão bem foi o campeão em título, o neozelandês Ian Buchanan, que no heat de estreia foi derrotado por Bain.

    A prova feminina ainda não foi para a água nos Açores, mas poderá estrear-se esta quarta-feira. O call está marcado para as 11H45. Caso a prova avance mesmo o primeiro heat feminino será entre a australiana Layne Beachley, sete vezes campeã mundial e ainda recordista de títulos, e a havaiana Rochelle Ballard. Pauline Menczer, Pam Burridge, Frieda Zamba e Jodie Cooper são as outras participantes.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria
Outras Notícias Relacionadas