Homepage

  • Duelo português marca arranque na Ericeira
    24 setembro 2018
    arrow
  • Miguel Blanco e Tomás Fernandes deverão entrar em ação esta segunda-feira, enquanto a estreia de Vasco Ribeiro e Frederico Morais deverá ficar adiada para o dia seguinte de prova.
  • Já foram divulgados os heats para o EDP Billabong Pro Ericeira, QS10000 que arranca esta segunda-feira em Ribeira d’Ilhas e que traz até Portugal alguns dos melhores surfistas do Mundo, como Gabriel Medina, Adriano de Souza ou Griffin Colapinto, e ainda a nata do top 100 mundial. A eles juntam-se quatro portugueses: Frederico Morais, Vasco Ribeiro, Miguel Blanco e Tomás Fernandes. E dois deles vão mesmo enfrentar-se na ronda inaugural do evento ericeirense.

    A ronda inaugural vai contar com apenas 8 heats e apura 16 surfistas para a 2.ª ronda, onde já estarão em prova os principais nomes deste importante campeonato do WQS. Ao contrário do inicialmente previsto, segundo o PDF de inscritos da WSL, Tomás Fernandes, que recebeu um wildcard do clube local, vai iniciar a prova logo na ronda inaugural, em vez de ter entrada direta para a 2.ª ronda.

    Dessa forma, Tomás, que compete em casa, vai estar no heat 5, juntamente com Miguel Blanco, o outro português que terá de começar pela ronda inaugural. Ambos vão tentar seguir para a fase seguinte, mas terão pela frente o argentino Santiago Muniz, que conquistou na semana passada o título mundial ISA pela segunda vez na carreira, e ainda o jovem brasileiro Samuel Pupo.

    Por outro lado, Frederico Morais e Vasco Ribeiro já não se deverão estrear no dia inaugural do EDP Billabong Pro Ericeira, uma vez que foram colocados nos últimos heats da 2.ª ronda, devendo entrar em ação apenas na terça-feira. Kikas é um dos top seeds do evento e vai estar no heat 21, juntamente com o francês Charly Martin, o australiano Davey Cathels e outro surfista vindo da ronda inaugural.

    Já Vasco, que foi em Ribeira d’Ilhas que se sagrou campeão mundial júnior em 2014, vai competir no 24.º e último heat da 2.ª ronda, tendo que medir forças com o brasileiro e membro do World Tour Willian Cardoso, com o também canarinho Flavio Nakagima e ainda com outro surfista vindo da ronda inaugural.

    Destaque ainda para Gabriel Medina, que vai competir no heat 12 da 2.ª ronda. O surfista brasileiro, atual número 2 mundial e campeão em 2014, vai ter pela frente o marroquino Ramzi Boukhiam, o norte-americano Cam Richards e outro surfista vindo da fase prévia. Este será um regresso de Medina à Ericeira, onde em 2011, na última edição deste campeonato, foi finalista vencido, garantindo com esse resultado a entrada na elite mundial.

    Está, assim, tudo a postos para o começou da ação na Ericeira, para um evento que promete ser dos melhores do ano. O call está marcado para as 7h30 da manhã e a prova deverá começar bem cedo, por volta das 8 horas. As previsões são boas, sobretudo para terça-feira e depois para o final da semana, uma vez que na tarde de quarta-feira deverá entrar um swell considerável. Algo que aumenta ainda mais as expectativas para este QS10000.

    O quadro completo de heats pode ser consultado aqui e a ação acompanhada em www.worldsurfleague.com.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria