Homepage

  • Primeiro dia do EDP Billabong Pro Ericeira
    24 setembro 2018
    arrow
    arrow
  • Miguel Blanco e Tomás Fernandes seguem para a segunda ronda da prova
  • Praia de Ribeira D’Ilhas, Ericeira (24.09.2018) – Começou esta segunda-feira, 24 de Setembro de 2018, na praia de Ribeira D’Ilhas na Ericeira, Mafra, o EDP Billabong Pro Ericeira, etapa de categoria máxima (10.000 pontos) do circuito mundial de qualificação (QS) da World Surf League (WSL).

    Com ondas com menos de um metro foi realizada toda a primeira ronda (ronda de 112 surfistas) e os sete primeiros heats da segunda ronda (ronda de 96 surfistas). No que foi um dia curto de competição, estiveram em destaque os norte-americanos Griffin Colapinto e Sebastian Zietz, ambos surfistas do circuito mundial (CT), para além dos dois surfistas portugueses que hoje competiram, Miguel Blanco e Tomás Fernandes.

    Escalados para competir na mesma bateria, a quinta da primeira ronda, Miguel Blanco e Tomás Fernandes superiorizaram-se em relação aos seus adversários, com o primeiro a fazer uma pontuação total de 12,6 pontos (em 20 possíveis) e o segundo a somar 10,47 pontos, eliminando da competição o brasileiro Samuel Pupo, que fez 10,00 pontos de total, e o argentino Santiago Muniz, que marcou 7,93 pontos

    Miguel Blanco irá agora competir no heat 13 da segunda ronda, contra o japonês Kanoa Igarashi, o havaiano Joshua Moniz e o australiano Soli Bailey. Por sua vez, Tomás Fernandes, no heat 15, tem confronto marcado com o brasileiro Jesse Mendes, o italiano Leonardo Fioravanti e o costa-riquenho Noe Mar McGonagle.

    O norte-americano Griffin Colapinto, que competiu na primeira bateria da segunda ronda, foi autor da melhor pontuação total do dia, 16,17 pontos, com os quais deixou o sul-africano Matthew McGillivray, 12,70 pontos, na segunda posição, eliminando o costa-riquenho Carlos Muñoz e o japonês Reo Inaba.

    “Poder competir em dois circuitos ao mesmo tempo para que um competidor não sinta tanta pressão é exatamente aquilo que eu sohava poder fazer. Quando remo para os meus heats sei que tenho duas opções para me qualificar, o que é bom. Estou muito entusiasmado com a perna europeia do circuito. Nunca a fiz, pelo que estou entusiasmado” explicou o surfista da Califórnia.

    Já Sebastian Zietz, com 14,87 pontos, deixou o uruguaio Marco Giorgi, 12,34 pontos, na segunda posição, com o sul-africano Beyrick De Vries e o peruano Lucca Mesinas a serem eliminados em 3º e 4º, respectivamente.

    Destaque ainda para a derrota do havaiano Seth Moniz, líder do QS, que acabou por ficar pelo caminho no último heat do dia, ultrapassado pelo brasileiro Bino Lopes e o australiano Ryan Callinan, tendo ainda assim ficado à frente de Jack Robinson, Áustralia. Pela positiva, destaque para Mihimana Braye, Ricardo Christie e Deivid Silva.

    Ainda à espera de se estrear em prova estão Frederico Morais, que vai competir no heat 21, e Vasco Ribeiro, que irá competir no heat 24, último da segunda ronda da competição.

    Para amanhã, terça-feira, dia 25 de Setembro, a primeira chamada está marcada para as 7:30, hora à qual organização e direcção de prova vão analisar as condições e decidir o desnerolar da competição.

    O EDP Billabong Pro Ericeira acontece entre os dias 24 e 30 de setembro na praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira, sendo apoiado pelo Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Mafra, EDP, Billabong, Jogos Santa Casa, MEO, You and the Sea Hotel, Turkish Airlines, Jeep e Hertz.

    Imagens: Pedro Mestre / WSL

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • WSL
  • Miguel Blanco
  • Griffin Colapinto
  • ericeira
  • Ribeira d'Ilhas
  • QS10000
  • EDP Billabong Pro Ericeira
  • tomas fernandes
pub
similar News
similar
agosto 20
Mais de 500 jovens participaram no programa 'Nadador Salvador Júnior'
agosto 20
Donald Trump taxa pranchas de surf importadas da China
agosto 20
ZERO enaltece diminuição de problemas com águas balneares
agosto 20
Cliff Diving Series: Bósnia pode decidir títulos de 2019
agosto 20
Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo
julho 16
Campeões demolidores na estreia do Líbano
julho 11
Cliff Diving World Series em estreia no Líbano