Homepage
- Frederico Morais lidera a armada lusa, com Vasco Ribeiro e Miguel Blanco a estarem também já garantidos com entrada direta no evento.
-
Foi revelada esta quinta-feira, no site da WSL, a lista provisória de inscritos para o EDP Billabong Pro Ericeira, recém-criado QS10000 que substitui o de Carcavelos e que vai ser disputado entre 24 e 30 de setembro. Entre as maiores novidades destaca-se a presença de 19 surfistas do World Tour, com grande ênfase para Gabriel Medina – talvez convencido pelo seu mais recente amigo, Frederico Morais.
O campeão mundial de 2014 e atual número 2 mundial regressa assim à Ericeira, 7 anos depois de ter sido finalista vencido do último campeonato do WQS ali disputado – perdeu para Julian Wilson, no heat que deu início à rivalidade entre ambos. Foi esse mesmo resultado alcançado em Ribeira d’Ilhas que garantiu ao surfista brasileiro a entrada para o World Tour, ainda a meio dessa temporada de 2011 – num cut que só existiu nesse mesmo ano.
Medina é assim o “cabeça-de-série” desta lista de inscritos, onde também saltam à vista os nomes de Italo Ferreira, atual número 4 do Mundo, ou Adriano de Souza, campeão mundial de 2015. Também presente, e como não poderia deixar de ser, está o nosso Frederico Morais, um dos três portugueses com lugar já garantido na Ericeira. Vasco Ribeiro e Miguel Blanco – pela primeira vez desde que é top 100 mundial - são os outros dois com entrada direta.
Os outros tops da elite mundial inscritos são os brasileiros Willian Cardoso, Michael Rodrigues, Tomas Hermes, Yago Dora, Jesse Mendes e Ian Gouveia, os norte-americanos Griffin Colapinto e Pat Gudauskas, o japonês Kanoa Igarashi, os havaianos Zeke Lau e Keanu Asing, os australianos Connor O’Leary e Matt Wilkinson - este último com wildcard -, o sul-africano Michael February e o francês Joan Duru. Destaque ainda para a presença do australiano Mikey Wright, que está praticamente garantido na elite em 2019 - via WCT.
Entre a nata do top 100 mundial, que luta arduamente para chegar à elite mundial em 2019, ninguém vai faltar à chamada para competir nas ondas da Ericeira, a primeira Reserva Mundial de Surf na Europa. O havaiano Seth Moniz, atual líder do ranking WQS, o brasileiro Peterson Crisanto, o francês Jorgann Couzinet ou o norte-americano Evan Geiselman são algumas das estrelas em ascensão que estão presentes nesta lista de inscritos.
Destaque ainda para a presença de vários ex-tops do WCT nesta lista provisória – que, refira-se, ainda pode contar com alterações até à data do evento, sobretudo devido a lesões ou desistências. São os casos dos brasileiros Jadson Andre, Alejo Muniz, Wiggolly Dantas e Alex Ribeiro, dos australianos Jack Freestone, Ryan Callinan, Dion Atkinson, Stu Kennedy, Davey Cathels e Ethan Ewing, do norte-americano Nat Young, do basco Aritz Aranburu e do neozelandês Ricardo Christie. Na lista de alternates estão ainda os brasileiros Heitor Alves e Raoni Monteiro, ambos com boas possibilidades de entrada, e o australiano Matt Banting.
Todos estes nomes, juntamente com outros tantos que ainda procuram o seu lugar ao sol no surf mundial, dão assim um contorno de etapa de CT a este QS10000, o terceiro da temporada 2018. Em relação aos portugueses registo ainda para a presença de quatro nomes na lista de alternates, embora todos longe das primeiras posições. São eles Tomás Fernandes, Pedro Coelho, Luís Perloiro e o local Francisco Carrasco.
Contudo, estes jovens surfistas ainda podem sonhar com um wildcard que lhes dê entrada no evento. Para já, só um de seis já está entregue, com Matt Wilkinson a ser o destinatário – talvez porque tenha falhado a inscrição em tempo útil. Sendo um campeonato da Billabong e tendo em conta o que aconteceu sempre em Cascais, Tomás Fernandes também deverá ter o seu convite, até porque irá competir em casa.
Da Billabong também é Luís Perloiro… Francisco Carrasco, tal como Henrique Pyrrait, que, para já, não está nesta lista, são locais… E Pedro Coelho bem que poderia receber uma atenção da WSL Europa, tendo em conta a recente evolução no ranking, que o colocou bem dentro do top 200 mundial. Mas nos próximos dias deverão haver mais novidades sobre estes cinco wildcards ainda disponíveis.
A, precisamente, um mês do arranque da ação, esta lista provisória de inscritos deu assim o tiro de partida para a contagem decrescente rumo a um dos campeonatos mais aguardados do ano, não só por cá, mas também a nível internacional. Pelos nomes inscritos dá para perceber que o nível vai estar bem elevado. O EDP Billabong Pro Ericeira mostra, assim, estar com todos os condimentos para uma enchente num dos anfiteatros naturais e mais históricos do surf nacional.
É bom lembrar que da última vez que tal aconteceu, a Ericeira acabou por ser um marco para a geração que domina atualmente o surf mundial. Esperemos que em 2018 não seja diferente! Veja aqui a lista de inscritos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram