Homepage

  • Três candidatos e duas surpresas em Teahupoo
    17 agosto 2018
    arrow
  • Toledo, Medina e Italo estão a cumprir e preparam-se para o assalto final em Teahupoo.
  • O Tahiti Pro regressou esta quinta-feira à água para uma longa jornada madrugada dentro, onde não faltou emoção e embates decisivos para as contas do título mundial. Pelo caminho ficou Frederico Morais, ao contrário dos principais pretendentes pelo título, um trio de brasileiros que parece imparável, sobretudo porque o mar está longe de oferecer o que já vimos noutros anos gloriosos. E, pelo meio, há grandes surpresas.

    A 3.ª ronda começou com condições marginais e tubos raros. O primeiro heat do dia reservou a primeira grande surpresa, com Michael February a eliminar o compatriota Jordy Smith, que fica assim definitivamente fora da luta pelo caneco. E quem troçava do estilo de February, talvez não imaginasse que o rookie africano já estive nos quartos-de-final em Teahupoo… Eis uma das grandes surpresas do evento.

    O heat 3 reservou-nos a outra grande surpresa. Não em termos deste campeonato, mas do que se passo no circuito. O australiano Wade Carmichael também já está nos quartos-de-final no Taiti e parece disposto não só a garantir antecipadamente o título de rookie do ano, mas também a lutar pelos primeiros postos do ranking. Chegou a Teahupoo no 6.º lugar do ranking. Vamos lá ver até onde vai e em que lugar sai de lá… - para já, é virtualmente 5.º classificado.

    Depois das surpresas as certezas. A luta pelo título começou realmente no heat 6, onde Filipe Toledo continuou a mandar os fantasmas para cá. Eles e o local Tikanui Smith, que não teve qualquer hipótese. Depois Gabriel Medina respondeu à letra, eliminando o compatriota Wiggolly Dantas. Ao contrário de Julian Wilson, que foi eliminado de primeira no taiti, no meio desta equação também está Italo Ferreira, que fechou a ronda a vencer o compatriota Ian Gouveia.

    Pelo meio houve a eliminação de Frederico Morais frente a Kolohe Andino, naquele que foi o quinto embate entre ambos em 2018 e o quarto vencido pelo californiano. Kikas até esteve na frente, mas a procura de Kolohe pelos tubos, enquanto o português procurava colocar o seu power nas esquerdas taitianas, acabou por dar vantagem ao norte-americano. Um 13.º lugar no Taiti não é mau, embora não melhore a situação do português no ranking. E vem aí o Surf Ranch Pro…

    Voltando à luta pelo título, a 4.ª ronda acabou por ser um passeio para os candidatos. Toledo, Medina e Italo cumpriram e quis o destino – leia-se o draw – que nos quartos-de-final se vá assistir a um duelo entre Gabriel Medina e Italo Ferreira. Quem cair pode atrasar-se na luta pelo título. E o líder mundial a rir. Toledo abre os quartos-de-final frente a Michael February. Canja? Cuidado com as surpresas. Destaque ainda para o embate entre Owen Wright e Carmichael e a luta de outsiders no heat 4, com Jeremy Flores frente a Kolohe. 

    Tahiti Pro Round 3 Results:
    Heat 1: Michael February (ZAF) 9.66 def. Jordy Smith (ZAF) 4.83
    Heat 2: Ezekiel Lau (HAW) 12.50 def. Michael Rodrigues (BRA) 5.07
    Heat 3: Wade Carmichael (AUS) 9.50 def. Jesse Mendes (BRA) 9.40
    Heat 4: Owen Wright (AUS) 14.27 def. Joel Parkinson (AUS) 10.83
    Heat 5: Kanoa Igarashi (JPN) 11.40 def. Adriano De Souza (BRA) 11.17
    Heat 6: Filipe Toledo (BRA) 14.66 def. Tikanui Smith (PYF) 6.90
    Heat 7: Gabriel Medina (BRA) 14.73 def. Wiggolly Dantas (BRA) 13.67
    Heat 8: Kolohe Andino (USA) 13.27 def. Frederico Morais (PRT) 12.36
    Heat 9: Yago Dora (BRA) 12.90 def. Mikey Wright (AUS) 8.24
    Heat 10: Connor O’Leary (AUS) 16.53 def. Michel Bourez (PYF) 11.34
    Heat 11: Jeremy Flores (FRA) 13.14 def. Adrian Buchan (AUS) 9.93
    Heat 12: Italo Ferreira (BRA) 12.14 def. Ian Gouveia (BRA) 10.34

    Tahiti Pro Round 4 Results:
    Heat 1: Michael February (ZAF) 14.10, Wade Carmichael (AUS) 12.07, Ezekiel Lau (HAW) 10.97
    Heat 2: Owen Wright (AUS) 12.69, Filipe Toledo (BRA), Kanoa Igarashi (JPN) 8.26
    Heat 3: Gabriel Medina (BRA) 13.67, Kolohe Andino (USA) 10.43, Yago Dora (BRA) 9.50
    Heat 4: Jeremy Flores (FRA) 15.24, Italo Ferreira (BRA) 13.10, Connor O’Leary (AUS) 11.34

    Tahiti Pro Quarterfinal Matchups:
    QF 1: Michael February (ZAF) vs. Filipe Toledo (BRA)
    QF 2: Owen Wright (AUS) vs. Wade Carmichael (AUS)
    QF 3: Gabriel Medina (BRA) vs. Italo Ferreira (BRA)
    QF 4: Jeremy Flores (FRA) vs. Kolohe Andino (USA)

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria