Homepage

  • Joaquim Chaves em 5.º no Pantín Pro Junior
    27 agosto 2018
    arrow
  • Pantín fechou assim um ano atípico para as cores nacionais, uma vez que foram escassos os resultados da armada lusa, sendo que ninguém conseguiu lutar pelos lugares cimeiros do ranking.
  •  

    Terminou no domingo o circuito europeu Pro Júnior da WSL, com o português Joaquim Chaves a terminar no 5.º posto do Pantín Pro Júnior, na Galiza. O jovem surfista luso apenas foi derrubado nos quartos-de-final da competição, conseguindo destacar-se entre a armada lusa.

    Após apenas três surfistas portugueses terem chegado ao penúltimo dia da prova – na prova feminina não participou qualquer portuguesa – Joaquim Chaves foi o único a conseguir avançar para a fase man-on-man, com Gabriel Ribeiro e Afonso Antunes a terminarem o evento na 9.ª e 17.ª posição, respetivamente.

    No dia final, Joaquim Chaves acabaria por perder frente ao brasileiro Vitor Ferreira, um dos muitos não europeus em prova, que aproveitaram o facto de competir no QS3000 que se disputa esta semana em Pantín, para ganharem rodagem na prova júnior. Com 11,43 pontos, o surfista canarinho superou os 7,97 do português.

    O triunfo final acabou por sorrir ao francês Mathis Crozon, depois de bater na final o compatriota Tiago Carrique. No entanto, a grande festa foi do também francês Marco Mignot, que com a presença nas meias-finais garantiu o título europeu júnior, deixando os compatriotas Justin Becret e Mathis Crozon no 2.º e 3.º lugar, respetivamente.

    O melhor português no ranking foi Afonso Antunes, terminando no 18.º posto, bem longe dos lugares de tempos e do top 5, que ganhou entrada direta no Mundial Júnior da WSL, que se realiza no início de 2019, na Austrália. Com o resultado em Pantín, Joaquim Chaves subiu ao 20.º posto do ranking. Destaque ainda para o 28.º posto de Guilherme Ribeiro e o 32.º de Gabriel Ribeiro.

    Já do lado feminino a vitória pertenceu à havaiana Gabriela Bryan, que na final bateu a francesa Juliette Lacome. Mas o título foi para a espanhola Nadia Erostarbe, que beneficiou de uma derrota precoce da israelita Anat Leilor para suceder à portuguesa Teresa Bonvalot, que havia vencido o Pro Júnior Europeu nos dois últimos anos.

    Mafalda Lopes acabou o circuito como a melhor portuguesa, na 14.ª posição, mas bem longe dos dois lugares que dão acesso direto ao Mundial. Destaque ainda para Camila Costa que foi 18.ª classificada.

    Pantín fechou assim um ano atípico para as cores nacionais, uma vez que foram escassos os resultados da armada lusa, sendo que ninguém conseguiu lutar pelos lugares cimeiros do ranking, ao contrário do que acontece tradicionalmente neste circuito, que além de Teresa Bonvalot, também já coroou recentemente Vasco Ribeiro como campeão europeu júnior.

    MEN’S FINAL RESULTS
    Mathis Crozon (FRA) 14.94 Tiago Carrique 11.33

    WOMEN’S FINAL RESULTS
    Gabriela Bryan (HAW) 12.84, Juliette Lacome 10.80

    PANTIN JUNIOR PRO BY GADIS MEN’S SEMIFINAL RESULTS
    Heat 1: Mathis Crozon (FRA) 13.33, Marco Mignot (FRA) 11.90
    Heat 2: Tiago Carrique (FRA) 11.37, Vitor Ferreira (BRA) 11.07

    PANTIN JUNIOR PRO BY GADIS MEN’S QUARTERFINAL RESULTS
    Heat 1: Mathis Crozon (FRA) 14.67, Mateus Herdy (BRA) 13.33
    Heat 2: Marco Mignot (FRA)  11.17, Dorian Gomez (FRA) 10.00
    Heat 3: Vitor Ferreira (BRA) 11.43, Joaquim Chaves 7.97
    Heat 4: Tiago Carrique (FRA) 13.83, Justin Becret (FRA) 10.56

    PANTIN JUNIOR PRO BY GADIS WOMEN’S SEMIFINAL RESULTS
    Heat 1: Juliette Lacome (FRA) 13.00, Nadia Erostarbe (ESP) 8.94
    Heat 2: Gabriela Bryan (HAW)11.67, Amuro Tsuzuki (JPN) 6.60

    PANTIN JUNIOR PRO BY GADIS WOMEN’S QUARTERFINAL RESULTS
    Heat 1: Juliette Lacome (FRA) 13.67, Neis Lartigue (FRA) 9.57
    Heat 2: Nadia Erostarbe (ESP) 12.90, Laura De Los Reyes (ESP) 7.60
    Heat 3: Amuro Tsuzuki (JPN) 14.00, Sara Wakita (JPN) 10.90
    Heat 4: Gabriela Bryan (HAW) 11.83 , Tina-Maria Conradi (FRA) 9.86

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria
Outras Notícias Relacionadas