Homepage

  • Começo amargo para a armada lusa em Pantín
    28 agosto 2018
    arrow
  • Quatro surfistas em prova, quatro eliminações, sendo três delas de primeira, após um dia dedicado totalmente ao QS6000 feminino.
  • Arrancou na segunda-feira o Pantín Classic Pro, histórico campeonato que se disputa anualmente nas ondas da Galiza e que, por tradição, conta com a presença de dezenas de portugueses em prova. O dia inaugural da prova espanhola foi dedicado apenas ao QS6000 feminino, onde as coisas não correram da melhor forma à armada lusa.

    Foi um dia bem amargo para as surfistas portuguesas em prova, durante as três rondas realizadas. Na ronda inaugural Mariana Assis ainda conseguiu avançar para a 2.ª ronda, embora a armada lusa tenha ficado log aí sem Yolanda Hopkins, uma das surfistas portuguesas sem melhor forma nas últimas semanas. Na 2.ª ronda Leonor Fragoso foi eliminada de primeira, enquanto Mariana Assis também acabou por perder.

    A prova avançou para a 3.ª ronda e no último heat do dia esteve em ação a nova campeão nacional Camilla Kemp. Mas nem ela conseguiu salvar o dia, terminando no último lugar de um heat vencido pela jovem coqueluche australiana Zahli Kelly, que vem de duas vitórias consecutivas nesta perna europeia do WQS (Lacanau e Anglet).

    Apesar do dia negro no arranque em Pantín, o braço feminino da armada lusa ainda conta com Teresa Bonvalot e Carol Henrique, que só se estreiam na 4.ª ronda, onde entram em prova as principais top seeds do evento. Algo que acontecerá esta terça-feira, logo após a ronda inaugural masculina, que teve início pela manhã em Pantín.

    Teresa vai estar no heat 2, juntamente com a australiana e ex-top do WWT Dimity Stoyle, a japonesa Minori Kawai e a havaiana Gabriela Bryan, que vem de um triunfo no Pro Júnior de Pantín. Já Carol vai competir no 12.º e último heat da ronda, onde tem pela frente a havaiana e top do WWT Coco Ho, que é campeã em título do evento galego, a australiana Zahli Kelly e a espanhola Nadia Erostarbe, que esta semana se sagrou campeã europeia júnior.

    Entretanto, na água já está a prova masculina, que conta com mais de uma dezena de portugueses em prova. Na primeira ronda será Eduardo Fernandes e primeiro a entrar em cena, no heat 3, seguindo-se Pedro Henrique e Afonso Antunes, que estão juntos no heat 5. Francisco Duarte está no heat 6.

    Esta terça-feira ainda há a possibilidade de a 2.ª ronda masculina ir para a água, logo a seguir à realização da 4.ª ronda feminina. Dessa forma, Jácome Correia, Henrique Pyrrait, Ruben Gonzalez e Pedro Coelho, que estão juntos no mesmo heat, Luís Perloiro e Tomás Fernandes ainda poderão estrear-se em Pantín.

    Miguel Blanco só riá entrar em competição na 3.ª ronda, o que já só deverá acontecer amanhã. Na 4.ª ronda é a vez de Vasco Ribeiro se estrear, ele que beneficia do estatuto de top seed. Depois de ter sido 2.º no QS1500 de Anglet, Vasco tem aqui uma nova oportunidades de conquistar um bom resultado, que lhe traga confiança para a reta final do ano e também pontos para o ranking do WQS, onde é atualmente 25.º classificado.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria