Homepage

  • Afonso Antunes destaca-se em Pantín
    24 agosto 2018
    arrow
  • Dos oito portugueses em prova, apenas três resistiram ao primeiro dia da prova que se disputa na Galiza.
  • Esta sexta-feira teve o arranque do Pantín Pro Júnior, prova que marca o final do circuito europeu júnior da WSL e que se disputa na mítica praia galega, que embora seja um palco habitual de provas da WSL, estreia-se este ano com a prova júnior. E neste primeiro dia de ação houve um português em destaque: Afonso Antunes.

    A armada lusa para este evento era composto por oito surfistas, sendo que todos eles estavam na prova masculina – não há portuguesas na prova feminina. Na ronda inaugural da prova galega Portugal perdeu os dois surfistas presentes. Rodrigo Lebre e José Campalimaud foram eliminados no mesmo heat.

    Foi preciso esperar pela 2.ª ronda para assistir a um relativo sucesso lusitano. Do total de oito surfistas, apenas três resistiram a este dia inaugural em Pantín. Mas Afonso Antunes destacou-se mais que todos os outros, pois foi o único a vencer o respetivo heat, fazendo ainda o terceiro melhor score da ronda e quarto melhor do dia, com 12,53 pontos.

    Afonso avançou assim seguramente para a 3.ª ronda, mas não foi o único português a fazê-lo, pois Gabriel Ribeiro e Joaquim Chaves conseguiram a qualificação no 2.º posto dos respetivos heats. O trio luso está já, assim, entre os 32 melhores surfistas do evento. Pelo caminho na 2.ª ronda ficaram João Vidal, Guilherme Ribeiro e Martim Paulino.

    Amanhã a ação deverá regressar a Pantin, com o primeiro português a entrar na água a ser Gabriel Ribeiro, apenas no heat 6, frente aos franceses Thomas Ledee e Tiago Carrique e ao belga Dean Vandewalle. No heat seguinte, o sétimo e penúltimo da 3.ª ronda, vão competir Afonso Antunes e Joaquim Chaves, tendo ainda a companhia do marroquino Selyann Zouhir e do francês Noe Ledee.

    Apesar de ser o melhor português no ranking do Pro Júnior Europeu, estando atualmente no 17.º posto, Afonso Antunes já tem como impossível a meta de terminar o circuito no top 5 final, que dá acesso ao Mundial Júnior da WSL. No entanto, o jovem surfista português poderá subir várias posições, caso consiga ir avançando no evento galego.

    Do lado feminino o cenário é igualmente negativo, pois não está qualquer surfista portuguesa em prova. Mafalda Lopes, na 13.ª posição, era a melhor portuguesa do ranking, mas deverá perder lugares após o Junior Pro Pantín, ficando também ela longe dos lugares de acesso ao mundo.

    Resta lembrar que a vencedora do Pro Júnior Europeu sucede à portuguesa Teresa Bonvalot, que foi campeã nas duas últimas épocas. A luta está entre a espanhola Nadia Erostarbe e a israelita Anat Leilor, estando separadas por apenas 50 pontos no ranking. No lado masculino o líder é o francês Marco Mignot, sendo seguido de perto pelo compatriota Justin Becret.

    Após a realização deste Pro Júnior, Pantín recebe duas importantes etapas da perna europeia do WQS: um QS3000 masculino e um QS6000 feminino. Ambos começam na terça-feira e vão contar com mais de uma dezena de portugueses em prova – mais concretamente 18, com 12 surfistas do lado masculino e seis do lado feminino.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Outras Notícias Relacionadas