Homepage

  • Camila Costa alcança final na Caparica
    28 março 2018
    arrow
  • Jovem surfista das Caldas da Rainha causou surpresa esta quarta-feira, depois de ser a única representante da armada lusa a chegar às meias-finais da etapa. E não ficou por aí…
  • Camila Costa é a representante nacional nas finais do Pro Junior da Caparica, depois de um dia em que surpreendeu a concorrência para alcançar a final da prova feminina. A jovem surfista das Caldas da Rainha, de apenas 17 anos, foi mesmo a única representante da armada lusa a chegar às meias-finais, avançando depois com autoridade rumo à final.

    Mafalda Lopes foi a outra portuguesa a chegar aos quartos-de-final a par de Camila Costa. No entanto, a surfista da “casa” acabou por ser eliminada, num heat em que teve um score de 12,53 pontos. Por sua vez, a surfista que compete pelo PPSC, bicampeã nacional sub-18 em título, avançou rumo às meias-finais no segundo posto do heat 3.

    Nas meias-finais Camila esteve em grande plano, somando 12,44 pontos e vencendo o heat 2, com a basca Nadia Erostarbe a também seguir em frente. Pelo caminho ficaram as francesas Juliette Lacome e Elisa Cazenave. Agora, além de Erostarbe, a jovem portuguesa vai enfrentar a israelita Anat Leilor e ainda a espanhola Melania Suarez Dias, que vem de um triunfo na etapa de Espinho.

    “Não estava à espera de chegar tão longe, mas agora vou para a final fazer o meu melhor surf. É só nisso que estou a pensar”, frisou Camila Costa após a longa jornada feminina desta quarta-feira. Este é um resultado que irá fazer com que a surfista das Caldas repense a sua temporada, ela que nunca competiu fora de portas na WSL. “Não sei bem se vou fazer mais provas no estrangeiro, mas pode ser uma possibilidade”, frisou.

    Já na prova masculina a armada lusa não conseguiu chegar tão longe. Com apenas dois surfistas qualificados para os quartos-de-final, tanto Guilherme Ribeiro como Afonso Antunes acabaram por ser eliminados nessa fase, com o primeiro a terminar no 9.º posto e o segundo a concluir a prova no 13.º lugar. A final do Pro Junior masculino vai ser 100 por cento francesa, com Thomas Debierre, Tiago Carrique, Marco Mignot e Erwan Blouin na luta pela vitória.

    Destaque ainda para a prova Open onde também já só restam representantes nacionais na prova feminina. A bicampeã nacional Carol Henrique e Camilla Kemp são as resistentes. Carol vai competir no heat 1 das meias-finais frente à britânica Ellie Turner e às francesas Uhaina Joly e Justine Dupont, a campeão em título na Caparica. Já Camilla entre em ação no heat 2 frente à israelita Anat Leilot, à basca Nadia Erostarbe e à espanhola Garazi Sanchez-Ortun.

    Na prova masculina é o galego e residente e Portugal Gony Zubizarreta que lidera os semifinalistas. A ele juntam-se ainda o experiente basco Hodei Collazo ou jovens como o basco Imanol Yeregi ou o alemão Arne Bergwikl. Os franceses Justin Becret, Kyllian Guerin e Ugo Robin e o canário Yael Peña são os outros semifinalistas.

    Afonso Antunes e Jácome Correia foram os únicos portugueses a chegarem aos quartos-de-final do Caparica Pro, mas acabaram por terminar ambos no 9.º posto deste QS1000. Destaque para o jovem Afonso, de apenas 14 anos, que ficou a apenas 0,41 centésimas de avançar para as meias-finais, naquele que, ainda assim, foi o melhor resultado internacional da ainda jovem carreira.

    Esta quinta-feira deverá ser o dia final na Caparica, caso as condições se proporcionem. O call está marcado para as 8H45 e a ação deverá começar com as meias-finais femininas e masculinas da prova Open, seguindo-se as finais de todas as categorias.

    Mais info aqui.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Galeria
Outras Notícias Relacionadas