Homepage
- João de Macedo, Hugo Vau, Alex Botelho, Nic von Rupp e António Silva vão defender a honra nacional no evento da Praia do Norte, onde irá ficar a ser conhecido o campeão mundial de ondas grandes.
-
Estamos a apenas um dia do muito aguardado Nazaré Challenge, prova que irá decorrer nas ondas gigantes da Nazaré e que poderá coroar o campeão mundial de ondas grandes de 2017. Esta sexta-feira ficaram a ser conhecidos os heats do evento português do Big Wave Tour e o destino dos cinco big riders portugueses que vão enfrentar a elite mundial da especialidade.
João de Macedo, Hugo Vau, Alex Botelho, Nic von Rupp e António Silva serão os representantes da armada lusa na Nazaré, eles que já possuem um conhecimento local bastante aprimorado. Macedo e Vau vão mesmo estar juntos no primeiro heat do campeonato. Alex vai estar no segundo, Nicolau no terceiro e, por fim, Tony no quarto e último heat da ronda inaugural.
Entre o elenco do Nazaré Challenge irão estar nomes bem conhecidos do mundo das ondas grandes. Desde logo, o campeão mundial em título, o sul-africano Grant “Twiggy” Baker. Mas o destaque vai para os havaianos Kai Lenny, Billy Kemper e Ian Walsh, eles que ocupam os três primeiros postos do ranking do circuito, por esta ordem, e que são os principais candidatos ao título de 2017. No quarto longe, mais longe, mas ainda com uma possibilidade, surge outro havaiano, o campeão mundial de 2014 Makua Rothman.
O australiano Jamie Mitchell, quinto do ranking e vencedor do Nazaré Challenge em 2016, é outro dos nomes grandes presentes. Tal como o jovem talento brasileiro Pedro Calado ou o compatriota Carlos Burle, que, aos 50 anos, vai despedir-se oficialmente das competições na Nazaré. Nathan Florence, irmão do bicampeão mundial de surf, John John Florence, Peter Mel, antigo comissário do Big Wave Tour e comentador da WSL, ou o jovem basco Natxo González serão outras das atrações em prova.
Além dos portugueses presentes, destaque para os wildcards disponibilizados a alguns nomes que têm marcado presença frequente nas sessões da Nazaré. O havaiano Kealii Mamala, os britânicos Tom Lowe e Tom Butler, o brasileiro Lucas Chianca e o norte-americano Nic Lamb são atletas já bem conhecidos do público local que também irão ter uma palavra a dizer na luta pela vitória.
Em jogo estará ainda a qualificação para os eventos do próximo ano, sendo que apenas o top 10 final do ranking garante entrada direta. Depois de o ter conseguido no ano passado, João de Macedo ocupa agora apenas o 21.º posto do ranking, depois de ter sido 13.º no Pe’ahi Challenge e 21.º no Puerto Escondido Challenge, as duas provas já realizadas da temporada. Melhor está Alex Botelho, que é o 9.º classificado do ranking, depois de ter sido 5.º na final do Puerto Escondido Challenge, no México. O big rider algarvio tem assim muito em jogo nas ondas da Nazaré.
O Forte de São Miguel Arcanjo vai estar fechado ao público na sexta-feira e no sábado, dias 9 e 10, e o trânsito automóvel vai estar vedado na estrada de acesso ao forte.
O forte volta a fechar portas na terça-feira de carnaval, dia 13 de fevereiro.
Resta relembrar que cada bateria terá seis surfistas em simultâneo na água, sendo que só três avançam para as meias-finais. Cada heat tem uma hora de duração e o score final dos surfistas engloba as duas melhores ondas, mas com a melhor delas a valer a dobrar. As meias-finais irão realizar-se com os 12 melhores surfistas divididos em dois heats e na grande final estarão os melhores seis big riders. A prova deverá ter uma duração de oito horas de competição. A contagem decrescente já começou e o call acontecerá logo pelas 7H30 deste sábado.
Heat draw do Nazaré Challenge:
Heat 1: Billy Kemper (HAW), Pedro Calado (BRA), João de Macedo (PRT), Lucas Chianca (BRA), Nathan Florence (HAW) e Hugo Vau (PRT);
Heat 2: Jamie Mitchell (AUS), Carlos Burle (BRA), Aaron Gold (HAW), Peter Mel (USA), Alex Botelho (PRT) e Tom Butler (GBR);
Heat 3: Kai Lenny (HAW), Makua Rothman (HAW), Cristian Merello (CHL), Francisco Porcella (ITA), Natxo González (EUK) e Nic von Rupp (PRT);
Heat 4: Grant Baker (ZAF), Nic Lamb (USA), Tom Lowe (GBR), Ian Walsh (HAW), António Silva (PRT) e Kealii Mamala (HAW).
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reportspreparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram