Homepage

  • Pipe a postos para a disputa do título mundial
    07 dezembro 2017
    arrow
  • Swell não vai faltar na bancada rainha do surf mundial durante as próximas semanas, embora seja necessário que todas as condições se alinhem. Antes do arranque da última etapa do World Tour há ainda os Pipe Trials, que prometem fazer faísca.
  • É já esta sexta-feira que arranca o período de espera do Billabong Pipe Masters, a última etapa do ano do World Tour e aquela onde irá ficar definido o campeão mundial de surf de 2017. Mas antes de se iniciar essa disputa particular, há ainda a interessante luta pelos dois wildcards disponíveis, que terá lugar nos Pipe Trials.

    Alguns dos melhores surfistas havaianos vão juntar-se a uma mão cheia de surfistas internacionais na disputa das duas vagas que sobram para a prova rainha do surf mundial. Tudo poderá acontecer já esta semana, pois swell a chegar não falta. Ainda assim, será preciso que as condições se alinhem para as ondas estarem perto da perfeição.

    Na sexta-feira são esperadas ondas acima de 10 pés, embora as condições não sejam as ideias, até porque os fundos de Pipe estão à espera de uma “limpeza”. No entanto, veremos se a organização decide colocar aí os trials na água. No sábado, por exemplo, Pipe receberá sets acima de 20 pés a quebrar no terceiro reef, o que vai deixar a “arena” impraticável.

    A partir daí poderá ser dado o tiro de ação para mais uma edição do Pipe Masters, com o mar a descer, mas a continuar com bastante swell para oferecer condições desafiantes aos melhores surfistas do Mundo. “Overhead” e “Doubleoverhead” são expressões utilizadas nas restantes condições previstas para o decorrer da próxima semana. Por isso, resta esperar que chegue o fogo de artifício.

    Quanto aos trials prometem fazer faísca. Basta olhar para o nome de todos os participantes. Como se apuraram os 32 participantes? Melhores havaianos do QS, do ranking regional, do Volcom Pipe Pro, que se disputou ali em fevereiro, convidados da Vans e Billabong, lendas de Pipe e ainda concorrentes pela Triple Crown, que neste caso é apenas um, o atual líder.

    Qualificados pelo Volcom Pipe Pro (12): Bruce Irons, Hank Gaskell, Luke Shepardson, Seth Moniz, Makai McNamara, Koa Smith, Kiron Jabour, Billy Kemper, Benji Brand, Koa Rothman, Mason Ho e Nathan Florence.

    Campeão em título do Pipe Invitational: Finn McGill.

    Líder da Vans Triple Crown of Surfing: Griffin Colapinto

    Ranking regional da WSl Havai/Tahiti (4): Keoni Yan, Imaikalani Devault, Olamana Eleogram e Cody Young.

    Melhores havaianos do ranking WQS (4): Keanu Asing, Josh Moniz, Barron Mamiya e Dusty Payne.

    Convidados da Billabong (4):  Jack Robinson, Shane Dorian, Isaiah Moniz e Reef Heazlewood.

    Especialistas em Pipeline (4): Ian Walsh, Mikey Bruneau, Makuakai Rothman e Jamie O'Brien.

    Convidados da Vans (2): Michael February e Pat Gudauskas.

Galeria