Homepage

  • John John adianta-se a Medina e Julian em Pipeline
    12 dezembro 2017
    arrow
  • Primeiro dia do Billabong Pipe Masters foi marcado por um tubo incrível de Miguel Pupo. Kikas ainda não entrou em cena.
  • Arrancou esta segunda-feira no Havai o Billabong Pipe Masters, a última etapa do World Tour 2018 e aquela onde irá ser decidido o título mundial de surf. E o campeão mundial em título e atual número um John John Florence já saiu em vantagem sobre a concorrência, nomeadamente sobre Gabriel Medina e também Julian Wilson.

    Com Pipeline a não estar assustador, mas a oferecer alguns tubos apetecíveis ao longo do dia, sobretudo para Backdoor, durante os 9 heats que se realizaram nesta ronda inaugural, acabou por pertencer ao brasileiro Miguel Pupo o momento do dia, com uma bomba para Pipeline que lhe rendeu quase 10 pontos. Apenas dois juízes não deram a nota máxima, mas o 9,93 chegou para vencer a bateria onde também estava Medina.

    Pupo atirou assim o compatriota para a repescagem, tal como fez ao wildcard local Benji Brand, e John John aproveitou logo na bateria seguinte. Sem grande brilho à mistura, mas com eficácia, o havaiano venceu a bateria 6, onde o brasileiro Wiggolly Dantas e o havaiano Dusty Payne andaram arredados da luta pelo triunfo. John avançou assim diretamente para a terceira ronda e vai ver da bancada os rivais a lutarem pela sobrevivência na repescagem.

    O único dos outros candidatos ao título que rivalizou com o campeão mundial foi Jordy Smith, que esteve em bom nível ao vencer o heat 4 com 16,57 pontos, levando a melhor frente e Bede Durbidge e Ethan Ewing. Antes disso já Julian Wilson tinha sucumbido, num heat onde só apanhou uma onda. E apesar de ter completado um aéreo impressionante após um tubo, os 8 pontos recebidos acabaram por não chegar para bater o registo do norte-americano Conner Coffin.

    Agora Gabriel e Julian vão ter de enfrentar as "favas" na ronda de repescagem, ou seja, os wildcards locais. Medina terá de medir forças com Dusty Payne, enquanto o australiano terá pela frente Benji Brand. Destaque ainda para a bateria entre os australianos Owen Wright e Ethan Ewing, assim como a que opõe Matt Wilkinson a Stu Kennedy. Todos os outros duelos ainda estão por definir.

    Jeremy Flores e os outsiders Josh Kerr, Caio Ibelli e Zeke Lau foram os outros vencedores da ronda. Tal como Kelly Slater, que regressou em grande de lesão. O onze vezes campeão mundial somou 12,47 pontos no heat 8, batendo o francês Joan Duru e o também norte-americano Kolohe Andino. Slater parece estar em forma e pode ser uma carta importante na luta pelo título, uma vez que o facto de ter um seeding baixo o pode colocar no caminho dos candidatos ao título nas próximas rondas.

    Com o mar a fraquejar ao longo do dia a ação acabou após o heat 9. Ficou assim adiada a estreia de Frederico Morais no Pipe Masters, onde o português disputa o título de rookie do ano - o principal adversário, o australiano Connor O'Leary, também ainda não competiu. Kikas vai estar no heat 12, o último da ronda, frente ao tricampeão mundial Mick Fanning e ao brasileiro Italo Ferreira quando a prova recomeçar. E com tanta ondulação a chegar ao North Shore de Oahu, bem poderemos ter ação da pesada pela frente - há dias em que as previsões apontam para swell de 30 pés.

Galeria